Os profissionais de efeitos visuais (VFX) por trás de produções cinematográficas de grande sucesso, como ‘Vingadores: Ultimato’ e ‘Avatar’, ambas propriedades da Disney, conquistaram seus primeiros contratos sindicais.
Segundo o The Hollywood Reporter, os trabalhadores votaram “massivamente” a favor da ratificação de dois acordos trabalhistas que abrangem projetos desses estúdios, conforme anunciou o sindicato IATSE, embora o número exato de votos não tenha sido divulgado.
Um dos acordos engloba o trabalho em produções da Marvel Studios e da Walt Disney Pictures, enquanto o outro cobre os profissionais que colaboram com a TCF US Productions 27, Inc., subsidiária da Walt Disney Studios que trabalha em parceria com a Lightstorm Entertainment de James Cameron nos filmes ‘Avatar’.
O acordo referente a ‘Avatar’ foi ratificado em fevereiro, enquanto o da Marvel/Disney foi aprovado na quarta-feira. De modo geral, ambos oferecem salários mínimos para os trabalhadores, acesso aos planos de saúde e aposentadoria da IATSE, além de penalidades por refeições não fornecidas.
Em comunicado, o técnico de dados de VFX da Marvel, Cael Liakos-Gilbert, classificou o acordo da Marvel e Disney como “uma vitória muito necessária para toda a indústria de VFX”.
Ele acrescentou: “Provamos o que é possível com determinação e força de vontade, e não precisamos mais especular ou nos envolver em cinismo e dúvida. Colocamos no papel e demos ao nosso pessoal o contrato que merecem”.
Embora a IATSE tenha divulgado apenas detalhes gerais dos acordos, sem especificar os termos exatos, o contrato de três anos referente a ‘Avatar’ inclui, notavelmente, a mesma linguagem sobre inteligência artificial (IA) que o sindicato garantiu em seu acordo de 2024 com os principais estúdios e plataformas de streaming.
O contrato de ‘Avatar’ também tem outras exigências, incluindo:
- Garantir aos membros do sindicato preferência nas contratações para os próximos filmes da franquia.
- Novas faixas salariais.
- Aumentos salariais anuais.
- Cumprimento de turnos mínimos de 12 horas
- Períodos obrigatórios de descanso
- Pagamentos por demissão e realocação.
O resumo divulgado pela IATSE sobre o acordo da Marvel e Disney, por outro lado, não menciona IA. O contrato de quatro anos oferece:
- Pagamento de horas extras.
- Garantia de horas mínimas.
- Aumentos salariais anuais.
- Tempos de retorno e períodos de descanso equivalentes aos concedidos aos editores.
- Adicional por periculosidade.
- E o fim do regime de “emprego à vontade”.
