Em um ranking organizado pela conceituada revista norte-americana Variety, ‘Psicose‘ (1960), de Alfred Hitchcock, foi eleito o melhor filme de todos os tempos. O thriller marcou época e influencia obras do gênero, sendo imortalizado para sempre.
“É difícil encontrar um quadro da obra-prima de Hitchcock que não seja icônico. Mais que qualquer filme já feito, Psicose é um longa-metragem que você pode assistir de novo e de novo. Ele fala conosco mais do que nunca, porque mostra, em cada momento sinistro, como a vida parece uma casa equilibrada em cima de um abismo”, traz a publicação.
O top 3 foi completado por ‘O Mágico de Oz‘ (1939) e ‘O Poderoso Chefão‘ (1972). A lista ainda conta com ‘Pulp Fiction‘ (1994), ‘Cidadão Kane‘ (1941) e ‘2001: Uma Odisseia no Espaço‘ (1986), que ficaram no top 10.
‘Pixote, a Lei do Mais Fraco‘ (1980) é o único representante brasileiro no ranking de 100 produções – dominado por obras norte-americanas. O longa-metragem dirigido por Hector Babenco é descrito como retrato da sociedade brasileira durante a Ditadura Militar.
Clicando neste link você confere a lista completa!
Na trama de ‘Psicose‘, após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, uma mulher foge durante uma tempestade e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.
‘Psicose’ está disponível no Globoplay.