InícioDestaque'Quarto de Despejo', obra de Carolina Maria de Jesus, ganha adaptação para...

‘Quarto de Despejo’, obra de Carolina Maria de Jesus, ganha adaptação para o cinema


A obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, um dos livros mais importantes da literatura brasileira, vai ganhar uma adaptação para o cinema.

O longa, intitulado temporariamente como ‘Carolina – Quarto de Despejo, será dirigido por Jeferson De, com roteiro de Maíra Oliveira e produção de Clélia Bessa, e início das filmagens marcado para 1º de novembro.

Nesta semana, elenco e equipe se reuniram para a leitura do roteiro, marcando o início dos preparativos para as gravações. O filme é uma produção da Move Maria, Raccord Produções e Buda Filmes, com coprodução da Globo Filmes.



Maria Gal, que também é produtora do filme, interpreta Carolina Maria de Jesus, mulher negra e favelada que colocou no papel suas memórias entre os anos de 1955 e 1960, expondo o cotidiano de uma catadora de lixo da favela do Canindé, periferia da cidade de São Paulo, que lutava para alimentar seus filhos. O longa conta ainda com Raphael Logam, Clayton Nascimento, Liza Del Dala, Carla Cristina, Ju Colombo, Jack Berraquero, Fabio Assunção, Alan Rocha, Thawan Lucas e grande elenco.

O filme é uma adaptação do livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada’, publicado em 1960, em que Carolina Maria de Jesus narra com autenticidade e força poética a vida na favela do Canindé, em São Paulo. Com apenas dois anos de educação formal, a autora conquistou o país e o mundo: vendeu mais de um milhão de exemplares, teve sua obra traduzida para 14 idiomas e se tornou a primeira escritora negra brasileira a alcançar reconhecimento internacional.

A produção pretende revelar não apenas as dificuldades enfrentadas por Carolina e seus filhos, mas também sua genialidade, coragem e paixão pela escrita, que transformaram sua experiência em um poderoso testemunho de resistência.

O longa será rodado no Rio de Janeiro nos estúdios Quanta Rio que se transformará numa grande Favela do Canindé dos anos 50.

Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS