O longa-metragem brasileiro que concorrerá a uma vaga na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2016 foi anunciado pelo Ministério da Cultura, nesta quinta-feira (10), às 11h, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
Oito longa-metragens estavam habilitados: ‘A história da eternidade‘ (Camilo Cavalcante), ‘Alguém Qualquer‘ (Tristan Aronovich), ‘Campo de jogo‘ (Eryc Rocha), ‘Casa Grande‘ (Fellipe Barbosa), ‘Entrando Numa Roubada‘ (André Moraes), ‘Estrada 47‘ (Vicente Ferraz), ‘Estranhos‘ (Paulo Alcântara) e ‘Que Horas Ela Volta?‘ (Anna Muylaert).
O escolhido foi o aclamado ‘Que Horas Ela Volta?‘.
MinC indica para representar o Brasil no Oscar 2016 o filme “Que horas ela volta?” de Anna Muylaert.
— MinistérioDaCultura (@CulturaGovBr) 10 setembro 2015
Protagonizado pela atriz Regina Casé, o filme está fazendo sucesso no mercado internacional e já foi vendido para mais de 20 países, tendo um lançamento comercial na Europa antes mesmo do Brasil. Na Itália já foi lançado em 70 cidades no início de junho, alcançando a 8ª posição do ranking dos filmes mais vistos. Já na França foi lançado no final de junho com mais de 100 cópias em 90 cidades.
Crítica | Que Horas ela Volta?
Segundo o respeitado site americano Indiewire, o filme dirigido por Anna Muylaert é um dos preferidos para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O site divulgou uma lista com suas apostas para o maior prêmio do cinema, e ele entrou na seleta lista, que conta com francês o húngaro ‘Filho de Saul‘, o francês ‘Dheepan‘, o mexicano ‘Gueros‘ e o turco ‘Mustang‘.