A Netflix divulgou hoje (19) o trailer oficial de ‘Queen of Chess’, documentário sobre a lendária prodígio do xadrez húngara Judit Polgár, que enfrentou um status quo machista e retrógrado que afirmava que mulheres jamais encontrariam sucesso no esporte.
A produção chega à plataforma de streaming no dia 6 de fevereiro.
Confira:
O documentário fará sua estreia oficial no Festival de Sundance 2026, trazendo o indicado ao Oscar Rory Kennedy na cadeira de direção.
Uma jovem húngara sonha em conquistar o mundo do xadrez internacional, dominado por homens. Após uma batalha de uma década e meia contra o campeão mundial Garry Kasparov, Judit Polgár revoluciona a cultura patriarcal do esporte para se tornar uma das maiores prodígios do xadrez na história e a maior jogadora de xadrez de todos os tempos.
Por meio de entrevistas aprofundadas com Judit, agora na casa dos 40 anos, sua família, Kasparov e outros profissionais do xadrez, o livro narra a história de uma menina criada em um ambiente familiar onde se buscava formar gênios. Aos 12 anos, ela se tornaria a número 1 do mundo no xadrez feminino. Aos 15, quebraria o recorde de Bobby Fischer como a mais jovem grande mestra de todos os tempos. Mas, à medida que Judit crescia, encontrava o amor e começava a trilhar seu próprio caminho, ela passou a compreender o verdadeiro significado do sucesso para aqueles que ousam desbravar novos horizontes.
Kennedy também assume a função de produtor ao lado de Mark Bailey e Keven McAlester.


