sexta-feira, janeiro 16, 2026

Ranking | Do Pior ao MELHOR filme da franquia EXTERMÍNIO – Incluindo ‘O Templo dos Ossos’

DestaqueRanking | Do Pior ao MELHOR filme da franquia EXTERMÍNIO - Incluindo 'O Templo dos Ossos'

Eu me lembro quando saiu o primeiro filme da franquia ‘Extermínio‘ (’28 Days Later’), um filme indie feito pelo diretor que tinha comandado o estrondoso ‘Trainspotting – Sem Limites‘. Estava na locadora e queria um filme realmente assustador. E, Meu Deus! Que impacto. A cena em que Cillian Murphy acorda e sai do hospital em uma Londres vazia, sem ninguém na rua, me perturbou a cabeça.

Ora pois, depois passamos por algo muito parecido com a Pandemia, que praticamente recriou o cenário mais apocalíptico imaginável. A vida imita a arte, que imita a vida. O primeiro filme foi um impacto por que trouxe de volta o terror sobre zumbis de maneira emblemática, traçando paralelos inteligentíssimos sobre o comportamento humano e a sociedade.



Eu adoro filmes que te fazem pensar, sair da mesmisse e conhecer cenários diferentes. Durante a divulgação de ‘Extermínio: A Evolução‘, a atriz Jodie Comer falou sobre as metáforas em torno do enredo do filme e traçou paralelos sobre o mundo real. Comer via no filme uma metáfora ao Brexit, o processo de saída do Reino Unido da União Europeia iniciado em 2017. Genial!

Extermínio‘ se tornou muito mais que uma franquia sobre zumbis, traçando metáforas muito pertinentes sobre a humanidade em meio ao caos.

Leia Mais » ‘Extermínio 2’ (2007) – Revisitando uma das Sequências Mais Esquecidas da História do Cinema

Então segue um ranking da franquia, do Pior (que não é ruim) ao Melhor.

4. Extermínio: A Evolução (28 Years Later, 2025) 

Após duas décadas do lançamento de ‘Extermínio‘ (2002) e sua sequência ‘Extermínio 2‘ (2007), a franquia retorna com Extermínio – A Evolução‘, prometendo resgatar o horror visceral e o impacto apocalíptico que marcaram os dois primeiros filmes. No entanto, o que se esperava ser uma reinvenção empolgante do gênero zumbi, nas mãos do roteirista Alex Garland, se transforma em uma experiência frustrante, desorientada e, acima de tudo, sem alma.

Extermínio – A Evolução‘ parecia esquecer completamente o que tornava seus antecessores tão eficazes. O roteiro assinado por Alex Garland, conhecido por obras instigantes como ‘Ex Machina‘ e ‘Aniquilação‘, transforma o longa em um drama familiar melodramático, sem espaço para sustos, tensão ou cenas memoráveis de terror. O que poderia ser uma nova onda de caos e desespero se dilui em conflitos emocionais, diálogos expositivos e um arco dramático que emociona – mas pode decepcionar quem esperava algo aterrorizante.

Leia Mais » ‘Extermínio’ (2002) – Revisitando o novo Clássico de Danny Boyle – que REDEFINIU o gênero “filme de zumbi”

3. Extermínio: O Templo dos Ossos (28 Years Later: The Bone Temple, 2026)  

O quarto e mais recente capítulo da franquia chegou aos cinemas e rapidamente se estabeleceu como o filme mais bem-avaliado da série até o momento, com uma aprovação crítica de 95% no Rotten Tomatoes.

Dirigido por Nia DaCosta com roteiro de Alex Garland, ‘O Templo dos Ossos‘ expande ainda mais o universo da saga, explorando temas de sobrevivência, manipulação e a natureza humana em meio a cenários de caos. A direção de DaCosta é primorosa, as performances intensas e o filme tem a habilidade de equilibrar elementos de terror com profundidade emocional e nuances temáticas.

O Templo dos Ossos‘ traz mais terror para a franquia, diferente de ‘A Evolução‘, e tem uma cena que vai se transformar em um momento emblemático do cinema. Sim, essa cena da imagem aí em cima. O filme se constrói com um ritmo angustiante e tem um clímax pra lá de satisfatório. Ralph Fiennes realmente é um acontecimento nesse filme.

Leia Mais » ‘Extermínio 4’ abre com 93% de aprovação dos críticos no RT; Confira as reações!

2. Extermínio 2 (28 Weeks Later, 2007)  

Lançado cinco anos após o original, ‘Extermínio 2‘ chegou aos cinemas com uma proposta ousada: ampliar o universo criado por Danny Boyle e Alex Garland ao inserir uma perspectiva militarizada e mais ação no apocalipse zumbi. No entanto, o resultado foi o menor índice de aprovação da franquia no Rotten Tomatoes, com cerca de 73% de críticas positivas, mas mais modesto em comparação com os demais filmes da série. Eu, particularmente, amo essa sequência. A cena do pai abandonando a família logo no início do filme me dá arrepios até hoje.

Eu amo como eles trabalham a revelação de quem tem Heterocromia, olhos de cores diferentes, pode ser imune ao vírus. O elenco é um show à parte. O filme tinha Rose Byrne como Scarlet, uma médica militar determinada a proteger os irmãos Tammy e Andy, interpretados por Imogen Poots e Mackintosh Muggleton. Jeremy Renner, antes de se tornar mundialmente famoso como o Gavião Arqueiro da Marvel, assumiu o papel de Doyle, um soldado americano que se rebela contra ordens para proteger os civis.

A sequência teve ares de blockbuster e elevou o nível de terror, com cenas realmente sangrentas e um final impactante. Até hoje não entendo por que não fizeram um ‘28 Meses Depois‘.

Diretora confirma RETORNO de Cillian Murphy em ‘Extermínio: O Templo dos Ossos’

1. Extermínio (28 Days Later, 2002)  

Quando ‘Extermínio‘ estreou em 2002, poucos esperavam que um filme de terror britânico de baixo orçamento se tornaria um divisor de águas para o gênero. Dirigido por Danny Boyle e escrito por Alex Garland, o longa introduziu uma abordagem visceral e impressionante do apocalipse zumbi, com zumbis rápidos e uma atmosfera de desespero contínuo. No Rotten Tomatoes, ele mantém uma aprovação de 87%, um número que atesta sua recepção positiva entre críticos mesmo décadas após sua estreia.

Sempre bilhante, Garland teve a ideia para o filme à partir de uma combinação de influências do cinema de terror e das ansiedades sociais que marcaram o início dos anos 2000. Ele se inspirou em clássicos como ‘O Dia dos Mortos (1985), de George A. Romero, e em temas relacionados a epidemias e colapsos sociais. A proposta inicial não era exatamente criar um filme de zumbis tradicionais, mas sim explorar o comportamento humano diante de uma crise extrema, como uma epidemia de raiva descontrolada. E depois descobrimos que a primeira coisa que acaba é o papel higiênico no supermercado.

O elenco é formado por atores ingleses até então novatos na época, mas que se tornariam nomes significativos do cinema mundial. O vencedor do Oscar Cillian Murphy surge em um dos primeiros papeis de destaque de sua carreira como Jim, o protagonista que acorda em um mundo devastado. Ao seu lado, a atriz Naomie Harris dá vida à determinada e pragmática Selena, e Brendan Gleeson como Frank, um pai protetor que tenta manter a esperança ao lado da filha Hannah, vivida por Megan Burns.

O impacto cultural dessa obra é inegável: além de redefinir a figura do “infectado” no cinema moderno, influenciou inúmeros filmes e séries do gênero e permaneceu como referência obrigatória em debates sobre horror e distopias cinematográficas.

Vale lembrar que ‘Extermínio: O Templo dos Ossos‘ já está em exibição nos cinemas.

Confira o trailer e siga o CinePOP no Youtube:

author avatar
Renato Marafon
Influencer, criador do CinePOP, crítico de cinema, jornalista, publicitário e empresário.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS