O suspense de terror medieval ‘Rapture‘, estrelado por Will Poulter (Midsommar), Kit Connor (Heartstopper) e Manu Ríos (Elite), teve seus direitos de distribuição adquiridos nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá durante o mercado do Festival de Cannes.
O longa será dirigido por Jordan Tannahill, premiado dramaturgo canadense que estreia no cinema. A novidade foi revelada em primeira mão pelo Deadline.
Ambientada na Inglaterra medieval do ano de 1348, a história se passa na Abadia de Lansley, um remoto mosteiro de pedra em Yorkshire, que abriga dez monges presos a uma vida de rotina e devoção rigorosas. Sua frágil paz é perturbada pela chegada de um mensageiro – um homem com notícias assustadoras do mundo exterior que rapidamente apresenta sintomas de uma doença misteriosa. Uma peste virulenta se espalha pela terra: marcada inicialmente por uma febre hemorrágica, transforma suas vítimas em “revenants” – seres inquietos e mortos-vivos.
À medida que o contágio se aproxima, a Abadia de Lansley se torna um campo de batalha: forasteiros desesperados imploram por refúgio enquanto os infectados ameaçam invadir seus muros. Os monges são dilacerados por uma cisão moral – entre aqueles que acreditam que devem cuidar dos doentes e aqueles que querem proteger os séculos de conhecimento salvaguardados pelo mosteiro. À medida que a morte é totalmente liberada, também o é a capacidade dos irmãos para atos extraordinários de altruísmo e traição implacável, forçando-os a confrontar a questão fundamental: o que significa ser humano?
Nos Estados Unidos, os direitos foram adquiridos pela Independent Film Company (antiga IFC Films) e Shudder, em acordo intermediado por Christine D’Souza Gelb (2AM), Noah Segal (Elevation), CAA Media Finance Group e WME Independent.
No Reino Unido, a True Brit Entertainment garantiu os direitos, em negociação com HanWay Films, que também cuida das vendas internacionais.
“Ficamos instantaneamente cativados pela visão de Jordan — é uma proposta ousada e arrepiante que funde drama histórico com horror sobrenatural de uma forma inédita, ancorada por três dos atores mais empolgantes da atualidade”, declarou Ayo Kepher-Maat, vice-presidente da Independent Film Company.
O CEO da True Brit, Zygi Kamasa, estendeu as comemorações pela aquisição do longa e ponderou sobre a autenticidade do novo projeto:
“Na True Brit estamos sempre buscando novas vozes e estamos entusiasmados em levar Jordan Tannahill às telas com seu primeiro longa. ‘Rapture’ é um filme de terror tão distinto que vai manter o público do Reino Unido e da Irlanda na beira da cadeira querendo mais”.
Em ‘Rupture‘, Will Poulter e Kit Connor se reencontram após contracenarem recentemente em ‘Tempo de Guerra‘, de Alex Garland. Já Manu Ríos foi destaque em ‘Estranha Forma de Vida‘, de Pedro Almodóvar.
As gravações devem começar no final deste ano, na Hungria. A Elevation Pictures, a 2AM e a Brookstreet Pictures supervisionam o projeto, enquanto Eli Arenson (‘Lamb’) entra como diretor de fotografia.