Segundo um novo relatório do FBI, a arma utilizada no fatal tiroteio no set de filmagens de ‘Rust’, que culminou na morte da armeira Halyna Hutchins, não poderia ter sido disparada sem que o gatilho fosse apertado (via ABC News).
Alec Baldwin, que foi acusado como responsável pela tragédia, acreditou que estava lidando com uma “arma fria”, isto é, sem munição, quando ela disparou e acertou Hutchins, tirando sua vida. O diretor do longa-metragem, Joel Souza, também foi ferido.
Após testes para compreender o que aconteceu, chegou-se à conclusão de que “o revólver não poderia ter disparado sem puxar o gatilho”, como indica o relatório, “visto que os componentes internos estavam intactos e funcionais”.
Vale lembrar que, recentemente, um vídeo de bastidores do longa-metragem mostrou o Baldwin treinando com o revólver antes do trágico acidente. O vídeo em questão foi rodado no mesmo dia que Hutchins foi baleada e assassinada (via Variety).
Vale lembrar que Baldwin havia declarado em entrevistas anteriores que não havia puxado o gatilho.
Confira:
Hutchins veio à óbito em outubro do ano passado após ser atingida pelo disparo acidental.
A informação a respeito da inocência de Baldwin foi divulgada pelo advogado do ator, em uma publicação no Instagram. Ele agradeceu ao Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional do estado do Novo México, nos Estados Unidos. Segundo o advogado, o órgão isentou Baldwin de culpa e entendeu que o ator não sabia que a arma estava carregada.
Confira abaixo a postagem:
Ver essa foto no Instagram
O relatório também reconhece que a autoridade de Baldwin no set de filmagens se restringia apenas à aprovação de mudanças no roteiro e de membros da equipe criativa. Que o ator não seria responsável pela equipe que cuida dos elementos cenográficos, como as balas de festim.
“Estamos satisfeitos que os funcionários do Novo México tenham esclarecido essas questões críticas. Estamos confiantes de que os indivíduos identificados no relatório serão responsabilizados por esta tragédia”, falou o representante do ator.
Lembrando que as autoridades do Novo México multaram a produtora responsável pelo filme, a Rust Movie Productions LLC em US$ 137 mil (cerca de R$ 630 mil) .