Em 10 de novembro de 2017, Taylor Swift fazia seu aguardado comeback para o mundo da música, três anos depois de ter feito história com o lançamento de ‘1989’.
Criando uma resposta ao escrutínio da mídia em relação à sua vida particular e à sua imagem pública, Swift deu vida a ‘Reputation’ – um compilado de originais que fez um enorme sucesso de vendas e que se tornou um dos favoritos dos fãs. Afastando-se das costumeiras baladas românticas e das faixas de bubblegum pop exploradas no disco anterior, a cantora e compositora resolveu construir uma narrativa em que o eu-lírico se lançava a uma empreitada para se “vingar” daqueles que lhe fizeram mal – e encontrar paz e conforto em um romance.
Apesar de ter vendido mais de duas milhões de cópias ao redor do mundo em apenas uma semana, a crítica teve recepção mista por parte da produção e da lírica empregada por Swift – principalmente pela sonoridade se afastar drasticamente do que ela havia nos entregue até então. De qualquer forma, o disco conquistou uma indicação ao Grammy de Melhor Álbum Pop Vocal.
Para celebrar seu sétimo aniversário, preparamos uma breve lista elencando as cinco melhores músicas do compilado.
Veja abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:
5. “DRESS”
A semi-balada “Dress” também foi ofuscadas por singles mais impactantes da sexta produção de estúdio. Entretanto, os vocais sensuais e a lírica contemplativa de Taylor Swift abriu espaço para que a canção ganhasse uma legião de fãs e continuasse a ser ouvida mesmo depois de ter passado batido dos charts mundiais.
4. “LOOK WHAT YOU MADE ME DO”
“Look What You Made Me Do” abriu com êxito a era mais insana de Swift, ‘Reputation’. A mudança de ares e a atmosfera dark exalada pelos pesados versos misturo dance-pop e electroclash – e teve recepção polarizada por não ser nem um pouco parecida com qualquer coisa que a artista havia nos entregado até então. De qualquer forma, a canção se tornou o quinto #1 de Taylor nos charts da Billboard.
3. “GETAWAY CAR”
“Getaway Car” foi desperdiçado como um ótimo single em potencial para o álbum. Enquanto outras faixas pecaram em uma produção exageradamente maximalista, esta aqui conseguiu construir uma ótima semi-balada em synth-pop que fez ótimo uso de sintetizadores, distorções vocais e uma bateria elétrica potente – arquitetando uma pequena gema dentro do disco. Além disso, Swift assina uma radiante letra que presta homenagens a clássicos como ‘Bonnie e Clyde’ em um enredo envolvendo um relacionamento que nunca deveria ter dado certo.
2. “DON’T BLAME ME”
Taylor Swift nos deu vida com as inflexões do dub de “Don’t Blame Me”, uma das faixas mais coesas de ‘Reputation’. Misturando elementos do gospel e do synth-pop, a canção merecia ter ganhado mais atenção da mídia, mas ao menos caiu no gosto popular. Os versos tratam do amor como se fosse uma droga viciante e perigosa, ainda que necessária.
1. “DELICATE”
“Delicate” é a melhor música do sexto álbum de Swift, principalmente por resgatar um estilo musical do final do século passado e por retomar parceria com Martin e Shellback. O electropop, infundido com distorções vocais arrepiantes e envolventes, serviu como base para uma narrativa que voltava a demonstrar a vulnerabilidade de sua performer principal, ainda que contrastante com a produção restante do CD.