Zach Cregger ganhou reconhecimento significativo após encabeçar os elogiados ‘Noites Brutais’ e ‘A Hora do Mal’ – e, agora, caminha para a ambiciosa e aguardada adaptação da clássica franquia de jogos ‘Resident Evil’.
Em uma recente participação ao podcast Crew Call, do Deadline (via CBM), o realizador trouxe algumas informações interessantes sobre o projeto e admitiu que nunca assistiu a nenhum dos filmes dirigidos por Paul W.S. Anderson e estrelados por Milla Jovovich.
Essa revelação veio quando foi questionado sobre o que teria mudado nos longas, ao que respondey: “nunca vi um filme de ‘Resident Evil’… Nunca, mas joguei os jogos religiosamente. Então, conheço ‘Resident Evil’ intimamente como uma franquia de jogos. Acho que é inerentemente cinematográfico e há algo na estrutura e no ritmo desses jogos que me fascina. E nunca vi um filme realmente explorar o que esses jogos oferecem.”
“Então, não posso comentar sobre o que os filmes anteriores fazem bem ou mal. Mas posso dizer que estou empolgado em fazer este filme porque adoro a ‘atmosfera de suspense’ que esses jogos naturalmente possuem. E a ideia de poder fazer um filme narrativo com a estrutura do videogame… Para mim, é inacreditável que ainda não tenha acontecido. Parece que este filme deveria ter sido feito há muito tempo. Estou empolgado por poder fazê-lo, e com uma franquia tão grande e tão respeitada globalmente, é uma verdadeira honra”, ele acrescentou.

Austin Abrams, do terror ‘A Hora do Mal‘, será o protagonista da nova versão.
O elenco ainda contará com Paul Walter Hauser (‘Black Bird’), Zach Cherry (‘Ruptura’), Kali Reis (‘True Detective’) e Johnno Wilson (‘A Casa da Raven’).
Anteriormente, Cregger havia revelado que a nova adaptação não será “completamente fiel” aos jogos: “É um roteiro original. É uma história estranha. Eu escrevi e amei a narrativa. Não tem nada a ver com os outros filmes baseados em ‘Resident Evil’. Se eu fizer meu trabalho do jeito certo, [a nova adaptação] será única e diferente.”
Ele completa, “Sou um grande fã dos jogos, já os joguei. Não sei quantas vezes já joguei o quarto jogo. Eu realmente amo. Eu definitivamente não estou tentando ser completamente fiel à mitologia dos jogos. Quero contar uma história que seja autêntica à experiência que você sente ao jogar os jogos”.
O longa será lançado nos cinemas nacionais no dia 17 de Setembro de 2026.
Além de dirigir, Cregger também assina o roteiro ao lado de Shay Hatten (‘Army of the Dead: Invasão em Las Vegas’).
A Constantin Film, que detém os direitos de exibição do título desde o final dos anos 1990 e está por trás dos filmes anteriores, produzirá o reboot junto com a PlayStation Productions.
Vale lembrar que a adaptação mais recente, ‘Resident Evil: Bem-vindo a Raccoon City‘, foi massacrada pelos críticos – com apenas 30% de aprovação no Rotten Tomatoes –, além de ter fracassado nas bilheterias, arrecadando meros US$ 41.9 milhões mundialmente, a partir de um orçamento de US$ 25 milhões.
