Por causa da alta de uma nova variante de COVID e uma competição acirrada, a cinebiografia ‘Respect: A História de Aretha Franklin‘ fracassou nas bilheterias dos EUA, estreando com apenas US$ 8.8 milhões.
Os números do mercado internacional não foram divulgados.
Com um orçamento de US$ 50 milhões (que não conta os custos com marketing), será difícil para a produção conseguir cobrir seu valor de custo.
A cinebiografia conquistou 63% de aprovação no Rotten Tomatoes. Segundo o consenso geral, “a matéria da biografia é tímida quando em comparação com o transcendente brilho de sua artista, mas Jennifer Hudson absolutamente comanda o filme”.
Confira os principais comentários abaixo:
“Quando Jennifer Hudson está cantando, se aproximando da voz e da alma de Aretha, o efeito é incrível” – Slant Magazine.
“Eventualmente, ‘Respect’ alcança as notas que precisa, tanto musical quando historicamente, mas peca no ingrediente principal: a alma” – EW.
“Hudson se comporta do jeito que se esperaria do material que lhe foi entregue” – Guardian.
“Não é surpresa que a persona de Franklin seja grande demais para ser retratada em um filme, mesmo em um tão longo. Mas Hudson aceita o desafio sem perder uma batida” – The Young Folks.
“Hudson encanta com sua performance, mesmo que a cinebiografia se incline para o lugar comum” – USA Today.
O longa será lançado nos cinemas nacionais no dia 9 de setembro.
Liesl Tommy (‘The Walking Dead’) é responsável pela direção, a partir de um roteiro escrito por Tracey Scott Wilson.
Na produção, acompanhamos toda a carreira da musa Aretha Louise Franklin (Hudson), desde sua infância, cantando em corais da igreja, até sua ascensão a ícone musical, defensora dos direitos civis e militante em prol das mulheres. Aretha foi a primeira mulher a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame, sendo vencedora de 8 Grammy Awards.
Jennifer Hudson estrela como a icônica performer. O elenco ainda conta com Kimberly Scott, Forest Whitaker, Mary J. Blige, Marlon Wayans, Audra McDonald, Marc Maron, Tituss Burgess, Saycon Sengbloh, Hailey Kilgore, Tate Donovan, Heather Headley e Skye Dakota Turner.