terça-feira, agosto 19, 2025
More
    InícioNotíciasRichard Linklater DETONA proposta de Trump para taxar filmes gravados fora dos...

    Richard Linklater DETONA proposta de Trump para taxar filmes gravados fora dos EUA: “Isso não vai acontecer”

    Richard Linklater, diretor do longa ‘Nouvelle Vague’, participou recentemente do Festival de Cannes, onde não poupou críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, especialmente por sua proposta polêmica de impor tarifas a filmes gravados fora do país.

    “Isso não vai acontecer. Esse cara muda de ideia 50 vezes. O cinema é a nossa principal exportação dos EUA”, afirmou o cineasta em entrevista ao site Deadline.

    Vale lembrar que, caso a proposta de Trump avance, filmes norte-americanos produzidos fora dos EUA e que recebam incentivos fiscais estrangeiros poderão ser tarifados em até 100%.

    O tema tem gerado polêmica na indústria, sobretudo porque, por serem digitais, os filmes não se enquadrariam necessariamente nos critérios de tributação definidos pelo Acordo Mundial de Livre Comércio.

    Como ironizou Linklater: “Filmes não são peças de carro”.

    Sobre os custos de produção dentro dos Estados Unidos, o diretor também discordou da ideia de que filmar no país está mais caro: “Eu acho que o verdadeiro filme independente, sem orçamento, custa o mesmo há vários anos. Tudo depende de quanto você tem. Isso não mudou muito”.

    O filme traz Guillaume Marbeck no papel de Godard, Zoey Deutch como a estrela Jean Seberg, e Aubry Dullin como Jean-Paul Belmondo.

    “Esta é a história de Godard fazendo Acossado, contada no estilo e espírito de Godard fazendo Acossado”, diz a sinopse oficial do filme.

    Linklater, conhecido por obras como ‘Boyhood‘ e ‘Antes do Amanhecer‘, rodou o longa em locações em Paris.

    O roteiro é assinado por Vince Palmo, Michèle Halberstadt, Laetitia Masson e Holly Gent, com David Chambille na direção de fotografia. A Goodfellas é responsável pelas vendas internacionais.

    Nouvelle Vague‘ chega ao público com a missão de reviver o espírito revolucionário da época em questão que nomeia o longa e homenagear um dos maiores ícones do cinema mundial, Jean-Luc Godard, que faleceu em 2022.

    YouTube video

    Últimas Notícias