Richard Roundtree, ator, conhecido por seu papel icônico como John Shaft em ‘Shaft’, morreu na última terça (24) aos 81 anos após uma batalha contra um câncer no pâncreas, conforme anunciado pelo Deadline.
Nascido em Nova York em 1942, Roundtree alcançou a fama ao estrelar uma série de filmes do gênero blaxploitation nos anos 1970, incluindo ‘Shaft‘.
Ele reprisou o papel em outros filmes da franquia, como ‘O Grande Golpe de Shaft‘ e ‘Shaft na África‘, bem como na série de TV homônima, que durou apenas uma temporada em 1973.
Por seu papel, Roundtree recebeu uma indicação ao Globo de Ouro em 1972 como Melhor Revelação, marcando história como o primeiro herói negro em filmes de ação.
Décadas depois, ele ressurgiu como o detetive no revival de 2000, também intitulado ‘Shaft‘, dirigido por John Singleton e estrelado por Samuel L. Jackson, além da sequência de 2019 dirigida por Tim Story.
Além desse papel, Roundtree deixou sua marca em uma variedade de filmes, incluindo ‘Ponto Fatal‘, ‘Seven: Os Sete Crimes Capitais‘, ‘George, o Rei da Floresta‘ e ‘Speed Racer‘.
Na televisão, o ator acumulou uma série de papéis, como ‘Um Maluco no Pedaço‘, ‘Barrados no Baile‘, ‘Heroes‘, ‘Desperate Housewives‘ e ‘Grey’s Anatomy‘.