De acordo com o Comic Book, Robert Towne, roteirista conhecido por seu trabalho em inúmeros filmes, como ‘Chinatown’, ‘Dias de Trovão’, ‘Shampoo‘ e os dois primeiros filmes da franquia ‘Missão Impossível‘, faleceu aos 89 anos na última segunda feira (01).
A notícia foi confirmada por sua assessora de imprensa, Carri McClure, revelando que ele morreu ‘de causas naturais’ em sua casa, localizada em Los Angeles.
Os projetos mais conhecidos de Towne chegaram em meados da década de 1970, incluindo colaborações com Jack Nicholson em ‘The Last Detail’ e ‘Chinatown‘.
Ele também escreveu o roteiro do suspense ‘Shampoo‘, dirigido por Hal Ashby. Todos esses três filmes, assim como seu roteiro para ‘Greystoke: The Legend of Tarzan‘, de 1984, lhe renderam indicações ao Oscar.
‘Chinatown‘ lhe rendeu sua primeira vitória na premiação, em 1975.
Sua estreia na direção aconteceu em 1982, com ‘As Parceiras’, que foi um sucesso de crítica, mas teve um desempenho financeiro abaixo do esperado nas bilheterias.
Na década de 1990, Towne desenvolveu uma amizade com Tom Cruise depois de escrever ‘Dias de Trovão‘, o que o levou a escrever ‘A Firma’, ‘Missão Impossível’ e ‘Missão Impossível II’.
Seus trabalhos posteriores incluem o roteiro e a direção do drama ‘Pergunte ao Pó’ (2006), bem como o roteiro da a série pré-sequência de ‘Chinatown’, ainda em desenvolvimento pela Netflix.