Antes da Amazon Prime comprar os direitos da franquia ‘Robocop’, Neill Blomkamp (‘Distrito 9’) iria assumir a direção de uma sequência direta do filme de 1987.
No entanto, o cineasta deixou o projeto por conflitos de agenda.
Durante uma entrevista para o JoBlo, Blomkamp foi questionado sobre sua visão para a sequência e revelou que seu filme seria iniciado logo após a cena final do original.
Ele também argumentou que sua direção seria conduzida de forma semelhante ao que Paul Verhoeven fez em 1987, com censura +18 e salientando uma trama com muita ironia e explosões.
“Esse é o único filme que eu teria feito onde tentaria basicamente simular o estilo de direção de outro diretor, que neste caso é Paul Verhoeven.”
Ele continuou:
“Eu queria que parecesse que a história fosse no dia seguinte após o fim do original. Como se Dick Jones caísse da janela na segunda-feira, e meu filme começasse na terça-feira. Portanto, seria uma sequência direta exatamente no mesmo estilo de Verhoeven.”
A sequência de Blomkamp foi pensada como ‘RoboCop Returns‘, e foi baseada em uma história não produzida escrita pelos roteiristas do filme original, Edward Neumeier e Michael Miner.
O projeto foi anunciado pela primeira vez em janeiro de 2018, e Blomkamp permaneceu desenvolvendo a ideia até agosto de 2019.
Nesse ponto, ele desistiu para se concentrar em ‘Na Mente do Demônio‘, terror sobrenatural lançado em 2021.
Vale lembrar que, em março deste ano, a Amazon revelou planos para uma série de TV e um novo filme da franquia, ambos considerados independentes do que Blomkamp estava trabalhando.