O lendário Roger Kastel, conhecido por criar o icônico cartaz do clássico ‘Tubarão‘, morreu aos 91 anos.
A arte do filme de Steven Spielberg, que se tornou um referência no cinema – ganhando diversas paródias e homenagens no decorrer dos anos –, originalmente havia sido criada para uma nova capa do livro de Peter Benchley.
A Universal Pictures, no entanto, comprou a arte e a usou para promover o longa.
No documentário ‘O Tubarão Ainda Está Trabalhando‘, o artista comentou sobre o processo de criação: “Eu havia criado um rascunho, e a editora disse: ‘Está ótimo, mas deixe o tubarão maior e mais realista’. Eles queriam que o tubarão estivesse enorme [na arte].”
O artista também foi responsável pela arte de ‘Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca‘.
Roger Kastel, nascido em White Plains, Nova York, começou sua carreira ainda no ensino médio, viajando para Manhattan para estudar na famosa Liga dos Estudantes de Artes. Depois de servir na Marinha durante a Guerra da Coreia, Roger voltou para casa e se tornou um artista profissional fazendo trabalho freelance para vários estúdios, bem como para agências de publicidade em toda Nova York.
Ansioso por aprimorar seu ofício, Roger, depois de dedicar um dia inteiro de trabalho fazendo storyboards, mecânica e layouts, continuou seus estudos. Ainda na universidade, Roger teve sua primeira capa de livro de bolso publicada na década de 1960, pela Pocket Books.
Não deixe de assistir:
Ao total, estima-se que Roger criou mais de mil ilustrações para diversas editoras no decorrer de sua carreira. Nos anos 70, ele já havia alcançado estabilidade como artista, tornando-se um dos ilustradores mais respeitados na indústria.