O Rotten Tomatoes, o influente agregador de críticas de cinema e TV na internet, está no centro de uma polêmica envolvendo a empresa de relações públicas Bunker 15.
De acordo com uma reportagem da Vulture, a Bunker 15 teria supostamente manipulado as avaliações de filmes no site, pagando críticos para incluírem avaliações positivas na plataforma.
A reportagem destaca o caso do drama independente ‘Ophelia‘, de 2018, estrelado por Daisy Ridley, Naomi Watts e Clive Owen, que é baseado na obra de Shakespeare. Na época de seu lançamento, o filme recebeu uma classificação de 46% de aprovação crítica, com base em 13 resenhas.
Alega-se que a Bunker 15, responsável pela publicidade do filme, ofereceu favores financeiros a críticos menos conhecidos para tentar elevar a pontuação do filme no Rotten Tomatoes.
Como resultado, a pontuação do filme subiu para 62%, o que o qualificou como “Fresh” (fresco) no site.
A Bunker 15 foi questionada pela reportagem da Vulture, e seu fundador, Daniel Harlow, afirmou: “Temos milhares de críticos em nossa lista de distribuição. Um pequeno grupo criou [por fora] um sistema onde os cineastas podem patrocinar ou pagar para que revisem um filme.”
O Rotten Tomatoes tem sido uma ferramenta influente na indústria cinematográfica desde 1998, agregando críticas de filmes e séries em um único local e determinando índices com base na porcentagem de avaliações positivas em relação ao número total de resenhas contabilizadas para o site.
Embora o site tenha seus defensores e críticos, é inegável que desempenha um papel significativo nas campanhas de publicidade de grandes produções.