O ator e comediante britânico Russell Brand foi formalmente acusado pela Polícia Metropolitana de Londres de estupro, agressão indecente e agressão sexual, crimes que teriam sido cometidos contra quatro mulheres entre 1999 e 2005.
Conforme o Deadline, as acusações, divulgadas recentemente, incluem:
- Estupro de uma mulher em Bournemouth, em 1999.
- Agressão indecente a uma mulher em Westminster, Londres, em 2001.
- Estupro oral e agressão sexual a uma mulher em Westminster, em 2004.
- Agressão sexual a uma mulher em Westminster, entre 2004 e 2005.
A investigação policial, que durou 18 meses, teve início após alegações feitas em uma reportagem do Channel 4 e do Sunday Times.
O detetive Andy Furphy, da Polícia Metropolitana, declarou que as vítimas estão recebendo apoio especializado e incentivou outras possíveis vítimas a se apresentarem.
“As mulheres que fizeram os relatos continuam a receber apoio de policiais especialmente treinados. A investigação da Polícia Metropolitana continua aberta, e os detetives pedem que qualquer pessoa afetada por este caso, ou que tenha informações, se apresente e converse com a polícia”, afirmou.
Brand deverá comparecer ao Tribunal de Magistrados de Westminster no dia 2 de maio.
Atualmente residindo nos Estados Unidos, Brand expressou preocupação com a forma como é tratado pela mídia e pelo sistema judiciário britânico.
“Eu não moro mais no Reino Unido porque pessoalmente experimentei como a mídia, o governo e o judiciário – se você de repente se torna um incômodo – vão encontrar maneiras de atacá-lo e silenciá-lo”, afirmou Brand.

Existe a possibilidade de ele ser detido nos EUA sob um mandado de prisão internacional, e o governo britânico pode solicitar sua extradição.
Além das acusações em Londres, Brand também enfrenta um processo judicial em Nova York, onde é acusado de agressão sexual a uma figurante no set do filme ‘Arthur’ em 2011. Ele nega todas as acusações, alegando que seus relacionamentos foram consensuais.
Assista:
