Em entrevista à Variety, Alec Baldwin abriu seu coração sobre a experiência traumática de participar do filme ‘Rust’, marcado pela fatalidade que tirou a vida da diretora de fotografia Halyna Hutchins. O ator revelou que não pretende assistir à versão final do longa e explicou os motivos por trás dessa decisão.
“Esta é, obviamente, a coisa mais difícil com a qual já lidei na minha vida. Além das vítimas em si, o que mais me dói é o que isso fez com minha esposa… Estamos tentando encontrar forças para seguir em frente, para nos afastarmos dessa situação. Porque o filme não se sustenta sozinho. Ele sempre será ofuscado por isso”, explicou.
O ator também esclareceu as acusações de que teria lucrado com o filme: “Há dois pontos que quero fazer sobre essa questão, e agradeço pela pergunta. Um é que, na imprensa, a ideia de que alguém tenha lucrado com a venda e distribuição do filme é completamente falsa. Para terminar o filme — e isso é tudo o que posso dizer sobre isso porque tenho outro caso pendente [civil] — viajamos para Montana. Todos os meus médicos me disseram ‘não vá’ — terapeutas, cardiologistas. Eu estava muito mal depois, fisicamente exausto e doente. Mas eu fui”.
Baldwin explicou que insistiu em terminar as filmagens para honrar a memória de Halyna e ajudar o marido dela.
“Eu disse ao Joel [Souza, diretor de Rust], ‘Você vai fazer isso? Se você acha que é importante, eu farei. Se a única maneira de resolver o caso com o marido de Halyna e o espólio é terminar o filme, vamos fazer.’ Então fomos para Montana. Terminamos… E eu abri mão do meu cachê. Devolvi o cachê que estava no orçamento. Abri mão de todo o meu percentual. Devolvi tudo ao marido dela. Ele é o proprietário do filme. O marido dela, acredito, é o único proprietário do filme, embora eu possa estar errado. Tudo foi feito com isso em mente”.
O ator também revelou que ainda não assistiu à versão final do filme: “Não, não vi a versão final. Me mandaram um corte preliminar no começo, antes que as coisas ficassem mais complicadas. Então, não vi o filme. Mas, novamente, espero que o filme seja lançado, que ele faça o dinheiro de volta para seus investidores. Você nunca quer que essas pessoas que acreditaram no seu projeto fiquem na mão. E espero que o filme seja vendido, e que ele [Matt Hutchins, marido de Halyna] receba seu dinheiro. Todos fizemos um acordo com ele e queremos cumprir. Mas essa ideia de que as pessoas — que não serão nomeadas — dizem, ‘Você está lucrando com isso!’ Isso é absolutamente errado”.
“O longa acompanha a história de um menino de 13 anos que se vê forçado a cuidar de si mesmo e de seu irmão mais novo após a morte dos pais em Wyoming na década de 1880. O garoto acaba fugindo com seu avô, com quem estava afastado, depois que o velho é condenado à forca pela morte acidental de um fazendeiro local”.
Além de Baldwin , o filme é estrelado por Travis Fimmel, Frances Fisher, Josh Hopkins e Patrick Scott McDermott.