‘Rust’, o longa-metragem que ficou marcado pela tragédia no set, onde Alec Baldwin acidentalmente disparou uma arma e matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins, ainda busca um distribuidor para seu lançamento nos Estados Unidos.
De acordo com o Deadline, embora o filme tenha estreado no Festival de Cinematografia Camerimage, na Polônia, ele ainda não conseguiu uma distribuidora para sua estreia nos EUA.
Isso se deve, em parte, à controvérsia gerada após o lançamento, com muitos considerando a estreia insensível, especialmente após a mãe de Hutchins se distanciar do evento e afirmar: “Ainda não há justiça para minha filha”.
Vale lembrar que o processo criminal contra Baldwin foi oficialmente arquivado.
Na ocasião, os produtores do filme afirmaram que a exibição foi uma homenagem a Hutchins, que havia frequentado o festival várias vezes, e que qualquer ação que aumentasse as vendas beneficiaria a família.
Informações indicam que o marido e o filho de Hutchins adquiriram uma participação financeira no filme como parte de um acordo com os produtores, e esse acordo aparentemente inclui lucros da distribuição doméstica.
Nos bastidores, negociações com compradores em potencial estão em andamento há meses. Inicialmente, a expectativa era por uma exibição nos cinemas. A possibilidade de um modelo de licenciamento de direitos divididos ainda está em jogo, no qual uma empresa ficaria com os direitos de exibição nos cinemas e outra com os direitos de streaming ou online.
Um representante de vendas tem auxiliado nas negociações do acordo.
As perspectivas de distribuição nos EUA se complicaram à medida que o filme enfrentava uma produção tumultuada e meses de disputas legais. Fontes próximas à produção afirmam que a divisão de distribuição da Highland, The Avenue, estava inicialmente alinhada para a distribuição doméstica, mas a Highland alegou que o acordo nunca foi fechado.
De qualquer forma, essa possibilidade se dissipou no final do ano passado.
Em termos práticos, fontes de distribuição comentaram que um filme como ‘Rust’ já gerou tanta repercussão que parte de sua campanha de marketing já foi feita.
No entanto, manchetes não garantem retorno financeiro, como se viu com ‘O Aprendiz’, que teve um desempenho abaixo das expectativas nas bilheteiras após sua trajetória turbulenta até a tela.
“O longa acompanha a história de um menino de 13 anos que se vê forçado a cuidar de si mesmo e de seu irmão mais novo após a morte dos pais em Wyoming na década de 1880. O garoto acaba fugindo com seu avô, com quem estava afastado, depois que o velho é condenado à forca pela morte acidental de um fazendeiro local”.
Além de Baldwin , o filme é estrelado por Travis Fimmel, Frances Fisher, Josh Hopkins e Patrick Scott McDermott.