quinta-feira, abril 25, 2024

Saga ‘Jogos Vorazes’ estreia na HBO Max; Veja curiosidades sobre os filmes estrelados por Jennifer Lawrence!

Como prometido, a saga ‘Jogos Vorazes’ finalmente chegou ao catálogo da HBO Max e já pode ser conferida na íntegra.

A franquia cinematográfica, estrelada por Jennifer Lawrence, conquistou o coração do público ao trazer à vida os romances homônimos assinados por Suzanne Collins. Ambientada num futuro distópico, a narrativa é centrada em Panem, uma nova nação que surgiu após a destruição da América do Norte e que é dividida em treze distritos e uma Capital. Surgida após uma trágica guerra, os distritos que rodeiam o centro do território são obrigados a entregar um menino e uma menina todo ano para competirem nos Jogos Vorazes, brutais competições em que apenas um participante pode sobreviver, como forma de manter a autoritária hierarquia funcionando.

É nesse meio que surge Katniss Everdeen (Lawrence), uma jovem do Distrito 12 que se oferece como tributo quando a irmã é sorteada para os jogos, protegendo-a de morrer na carnificina. A partir daí, ela se lança em uma investida contra o tirânico governo do Presidente Snow (Donald Sutherland), jurando derrubá-lo e transformar Panem num lugar justo para todos.

Para comemorar a chegada dos filmes à plataforma de streaming, o CinePOP separou uma lista com dez curiosidades de bastidores da saga, que você pode conferir abaixo:

POTINHO DOS PALAVRÕES

Os filmes da franquia não sofreram com problemas de palavrões sérios em nenhum momento, mas o diretor Gary Ross, diretor e roteirista do primeiro filme, disse que costumava dizer um vidrinho de palavrões no set durante as filmagens. O mais engraçado é que a própria Lawrence era a maior contribuidora do jarro, ainda mais considerando outros longas dos quais participou, como ‘Trapaça’‘O Lado Bom da Vida’.

REJEITADO

O cantor e compositor Ed Sheeran deu a ideia de três músicas para ‘Jogos Vorazes – Em Chamas’, segundo capítulo da franquia – mas todas foram rejeitadas. Entretanto, as trilhas sonoras dos longas-metragem trouxeram vários artistas de gêneros variados, incluindo LordeColdplayTaylor SwiftSia.

LISTA PROIBIDA

Não deixe de assistir:

Poucos produtores se prontificaram a mergulhar em um projeto cinematográfico estrelado por uma protagonista feminina adolescente – mas as coisas mudaram quando o primeiro filme chegou aos cinemas em 2012. Tornando-se um sucesso de crítica e de bilheteria, o projeto varreu o mundo inteiro – mas o que poucos sabem é que, até então, nenhum roteiro havia sido comissionado por um estúdio, entrando para a Lista Proibida de Hollywood.

PRESIDENTE SNOW

Sendo um dos atores de maior reputação do cinema estadunidense, Sutherland estava pronto para dar vida ao Presidente Coriolanus Snow. Entretanto, ninguém pensou em lhe enviar o roteiro. Em vez disso, ele acidentalmente leu partes da história e escreveu para Ross, explicando o motivo de merecer o papel, tornando-se um personagem de extrema importância nas sequências.

MILAGRE ARTÍSTICO

‘Jogos Vorazes’ não é apenas conhecido pela ambiciosa e envolvente narrativa, mas também por um estilo bastante único e exagerado – ainda mais quando levamos em conta os empetecados habitantes da Capital. Para deixá-los do jeito mais próximo possível dos livros, 35 maquiadores trabalhavam o tempo inteiro com cada um dos atores; 1800 figurinos foram feitos à mão apenas para os extras nas sequências; e 450 perucas foram utilizadas apenas no longa de estreia.

OS PERIGOS DA ÁGUA

No segundo capítulo da quadrilogia, os tributos se veem em meio a um perigoso relógio d’água gigante, através do qual eles devem passar para chegar à Cornucópia e conseguir suprimentos para sobreviver. A gravação das cenas eventualmente estourou o tímpano de Lawrence, que perdeu parte da audição por semanas depois. Algo similar ocorreu com Daniel Radcliffe em ‘Harry Potter e o Cálice de Fogo’: o ator sofreu duas infecções de ouvido enquanto filmava.

OS OUROS DE LAWRENCE

Muitas atrizes disputaram o papel de Katniss, incluindo Saoirse RonanChloë Grace Moretz. No final das contas, Lawrence saiu vitoriosa, mas levou três dias até que ela aceitasse o papel, compreendendo que estrelar uma franquia mainstream mudaria sua vida por completo. Pelo primeiro filme, ela ganhou US$500 mil; já em ‘A Esperança’, capítulos finais da saga, recebeu nada menos que US$15 milhões.

SÍMBOLO DE PROTESTO

O Tributo dos Três Dedos se tornou famoso na franquia e, originalmente, foi utilizado como símbolo de união, força e admiração – desde o momento em que Katniss se voluntariou para tomar o lugar da irmã nos Jogos Vorazes até a batalha final contra Snow e a Capital. Porém, o gesto se tornou polarizante a partir de 2014, quando os tailandeses utilizaram-no como protesto contra o golpe de estado promovido pelos militares no país. Por causa disso, o tributo é ilegal lá, agora.

OS PESARES DA COLHEITA

Durante a Colheita, as crianças e adolescentes são sorteados para participar dos Jogos – mas essa não foi a pior parte, e sim o processo de filmagem das sequências. Rodadas do lado de fora sob um calor de 37ºC, os atores envolvidos como extras tinham de ficar em pé foras e sem os luxos do elenco principal. Por sorte, parte dos protagonistas – incluindo Lawrence, Josh Hutcherson (Peeta Mellark), Liam Hemsworth (Gale Hawthorne) e Elizabeth Banks (Effie Trinket) deram autógrafos para alguns deles como forma de agradecimento pelo esforço.

FORA DO ROTEIRO

Ao longo dos filmes, os fãs puderam observar a crescente relação de amizade e de amor entre os mentores de Katniss, Effie (Banks) e Haymitch (Woody Harrelson). Em ‘Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2’, os dois trocam um beijo conforme Haymitch diz adeus. A sequência veio como surpresa para o público, visto que ambos improvisaram o momento e, no final das contas, o beijo entrou para o corte final.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS