Medimos a popularidade de um filme através do maior banco de dados da internet para obras do tipo, o IMDB. Como estamos ainda em maio, na metade do mês, é claro que esta lista está em constante mudança e até o fim do ano apresentará toda uma nova configuração, não se preocupa. Mas o que nos propomos aqui é apresentar para você quais são os filmes mais comentados, mais procurados e mais avaliados nestes primeiros quatro meses e meio de 2024. E vale a pena frisar que esses não são os melhores filmes, nem os mais bem-avaliados pela crítica e público, mas sim os mais comentados.
Ou seja, podemos ter filmes excelentes que não farão parte da lista por não terem chegado à atenção de todos. E por outro lado, filmes detonados, que já guardam lugar como alguns dos piores de todos os tempos (falamos de uma certa “mulher-aranha”), mas que se tornaram completamente famosos, ou melhor, infames. Confira abaixo quais foram os filmes mais comentados deste início de 2024.
10) Fúria Primitiva
Em décima posição, quem chega ao ranking é o ‘John Wick’ indiano de Dev Patel. E quando dizemos “de”, significa que Patel não apenas protagonizou, dando um show de coreografia de lutas e na parte física, mas o ator também escreveu, dirigiu e produziu o longa de vingança. A história de bastidores mais conhecida é que o longa seria lançado direto no streaming, mas Jordan Peele assistiu e resolveu bancar uma estreia nos cinemas.
09) O Dublê
Do tempo em que eu levei para escrever a lista e deixa-la pronta até o dia em que fui publica-la a ordem dos dois últimos itens mudou. Isso é para notarmos como a popularidade de um filme é volátil e está em constante mudança com os fãs. Acontece que em décima posição estava a comédia ‘Ricky Stanicky’, simplesmente por ser um filme da Amazon (streaming extremamente popular). Atualmente, ‘O Dublê’ tratou de se enfiar na lista, roubando a posição de ‘Fúria Primitiva’, que por consequência jogou o filme com John Cena e Zac Efron para fora do ranking. Melhor assim, pois o longa com Ryan Gosling e Emily Blunt, que é o reboot de uma série de TV dos anos 80, é bem melhor.
08) Godzilla e Kong – O Novo Império
O mais novo blockbuster do encontro dos titãs Godzilla e King Kong ainda possui muito espaço para crescer. Mas é preciso levar em conta que o primeiro encontro da dupla, lá em 2021, é o 17º filme mais popular daquele ano – o que não é nada mal, estar entre o top 20. Isso significa que embora o novo longa esteja em oitavo atualmente, até o fim do ano poderá sofrer uma queda. Se permanecer entre o top 20 igual ao anterior já está muito bom. O filme é o segundo mais rentável do ano até o momento.
07) Madame Teia
Era deste filme que eu me referia no início do texto. Seguindo de perto a cartilha do falem mal, mas falem de mim, ‘Madame Teia’, um filme que ninguém havia pedido, sem muitas surpresas se tornou um dos filmes mais odiados não apenas do início de 2024, mas de anos recentes. Sem energia e sem vontade, o filme parece ter sido feito nas coxas e sem qualquer compromisso dos seus realizadores. “Ah, vamos jogar uma personagem feminina (ou várias) pertencentes ao universo do Homem-Aranha e o público irá comprar a ideia”. Não rolou. Mas esse foi um filme que não saiu da boca do povo no início do ano mesmo que sendo apenas para ser achincalhado.
06) Guerra Civil
Agora sim, vamos para a ponta oposta do item acima. ‘Guerra Civil’ começou como um projeto que passava por debaixo de todos os radares, com a maioria das pessoas sem saber muito bem o que esperar do filme. Tudo o que sabíamos era ser o novo projeto de Alex Garland, um cineasta cult muito interessante, cujos filmes têm a capacidade de ganhar cada vez mais seguidores. E esse foi o caminho deste filme, onde as críticas positivas fizeram a obra cair no boca a boca e logo todos estavam comentando sobre ele.
05) Argylle – O Superespião
Aqui voltamos para o mesmo terreno de ‘Madame Teia’. Porém, com algumas vantagens sobre o filme da Sony/ Marvel. Primeiro, se tratava do novo filme do prestigiado Matthew Vaughn, dos elogiados ‘Kingsman’ e ‘X-Men: Primeira Classe’. Segundo, um elenco extremamente recheado de talentos, que destacava todo mundo, desde Henry Cavill, passando por Bryce Dallas Howard e Sam Rockwell, até a cantora Dua Lipa e John Cena, até Samuel L. Jackson. Porém, foi só o filme ser lançado que o entusiasmo por ele começou a passar – e as críticas desfavoráveis começaram a repelir o público. No entanto, “o estrago” já estava feito e ‘Argylle’ já estava na boca do povo, conquistando o quinto lugar. Se irá permanecer no top 10 até o fim do ano? Com certeza não.
04) Donzela
Com a Netflix não se brinca. Tudo que cai na plataforma se torna ouro, independente da qualidade real do filme ou da série. Veja por esse lado, filmes que foram execrados pela crítica e pelo público quando passaram nos cinemas costumam se tornar os mais vistos na plataforma. Basta apenas serem o novo lançamento da semana. O que isso nos mostra? Que o público que vai ao cinema é um e o público que fica em casa para assistir a filmes na Netflix é outro completamente diferente, composto por espectadores mais jovens e pessoas que não são necessariamente ligadas a cinema. Ou seja, o chamado espectador casual. Justamente por isso, para eles Millie Bobby Brown é uma grande estrela, já que é um dos maiores tesouros da casa.
03) Beekeeper – Rede de Vingança
Outro fenômeno interessante é ver como uma grande parte do público adora os filmes de Jason Statham. Podemos dizer que essa parte do público é formada por pessoas de gosto duvidoso, mas não estaríamos sendo justos com nós mesmos. Afinal, em nossa juventude, enaltecíamos tudo o que gente como Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone e Jean-Claude Van Damme, por exemplo, faziam. E era tudo realmente bom mesmo, ou é apenas nossa memória afetiva falando. Pois bem, Statham é o herói de ação desta nova geração.
02) Matador de Aluguel
A Netflix pode ser a dona da p#rra toda, no entanto, a Amazon não lhe dá descanso, se colocando em seu encalço coladinha. E se formou analisar apenas nestes primeiros quatro meses e meio de 2024, podemos afirmar que a Prime Video se deu melhor, colocando em segunda posição, com a medalha de prata, o filme mais popular deste primeiro trimestre. O filme mais popular da Netflix foi ‘Donzela’, repaginada em contos de fadas e princesas com Millie Bobby Brown, que só conseguiu para si a quarta posição. Já a Amazon figura em segundo com o remake do clássico cult de porrada ‘Matador de Aluguel’. E o sucesso da refilmagem estrelada por Jake Gyllenhaal e Conor McGregor foi tanto, batendo recordes de audiência para a plataforma, que já foi dado sinal verde para uma inevitável continuação.
01) Duna – Parte 2
Os números não mentem. E aqui temos um abismo gritante entre o segundo e o primeiro colocados. Não tem para ninguém, o filme mais popular desse início de 2024 é indiscutivelmente ‘Duna – Parte 2’. Há tempos não se via uma comoção por um filme como estamos vendo pelo segundo ‘Duna’. Digamos desde julho passado quando o fenômeno ‘Barbenheimer’ parou o mundo. Isso não significa que o segundo ‘Duna’ irá lucrar tanto quanto os filmes citados – aliás ele já não lucrou. E também não quer dizer que ele permanecerá em primeiro até o fim do ano, lembrando que ainda teremos a estreia de ‘Deadpool e Wolverine’ em julho. Mas o fato prova que Denis Villeneuve atingiu o nível de Christopher Nolan dos cineastas mais adorados pelo público cinéfilo.
Bônus: Entrevista com o Demônio
O que acontece com esse cult de terror elogiadíssimo como um dos melhores longas de 2024 é que ele na verdade é de 2023. Explico, vira e mexe um filme recebe lançamento em grande circuito em uma época, tendo passado anteriormente pelo circuito reduzido de festivais em alguns lugares do mundo. É o caso com esse terror. Embora tenha sido lançado nos EUA apenas em 2024, e prometido para chegar em breve no Brasil, o filme fez sua estreia oficial no Festival South by Southwest em março do ano passado, e seguiu para países como Austrália, Coreia do Sul e Nova Zelândia.