quarta-feira , 20 novembro , 2024

Saiba Quais São os Filmes Indicados ao Oscar MENOS Populares de Cada Edição nos Últimos 10 anos

YouTube video

Março chegou! O Oscar chegou! A maior festa da sétima arte ocorre amanhã, dia 10 de março de 2024, e na data finalmente saberemos quais foram o melhor filme do ano, a melhor atriz, o melhor ator, os coadjuvantes, diretor e por aí vai.

O Oscar é sinônimo de prestígio, em especial para a própria indústria. Um ator indicado ao Oscar pode subir alguns degraus em seu status, e um vencedor nem se fala. Porém, prestígio não é sinônimo de fama e sucesso. Por exemplo, alguns atores e atrizes se tornam astros e estrelas depois do Oscar, mas outros não. Alguns inclusive já possuem tal status antes da nomeação. Com os filmes ocorre o mesmo.



Com a abertura de até 10 filmes indicados, criou-se espaço para filmes muito populares com o público estarem entre os nomeados, vide ‘Avatar’ um e dois, ‘Coringa’, ‘Pantera Negra’ e esse ano ‘Barbie‘. Outros se tornam populares devido a seu prestígio no Oscar, como ‘Os Banshees de Inisherin’, ‘Triângulo da Tristeza’ e ‘A Baleia’. E temos ainda a terceira categoria: os filmes que nem mesmo a indicação ao Oscar consegue torna-los populares – ainda mais com o passar dos anos. Confira abaixo os filmes MENOS POPULARES de cada uma das 10 últimas edições do Oscar.

2014: Philomena

Começamos com a edição de dez anos atrás. Na edição de 2014, o filme consagrado foi o visceral ’12 Anos de Escravidão’, mas também destacaram-se filmes ainda muito queridos hoje, como ‘O Lobo de Wall Street’, ‘Gravidade’ e ‘Ela’. No meio dos 9 filmes indicados, existe um que praticamente ninguém lembra. ‘Philomena’ é a história real de uma mulher britânica forçada a viver em um convento e entregar seu filho para adoção, tentando reencontrá-lo muitas décadas depois. Judi Dench estrela.

2015: Selma – Uma Luta Pela Igualdade

No ano seguinte, tivemos uma queda no número de filmes indicados, de 9 os nomeados passaram a 8. O grande premiado daquela noite foi o “estranho” (no melhor sentido da palavra) ‘Birdman’, e a edição também ficou marcada com filmes muito queridos como ‘Whiplash – Em Busca da Perfeição’, ‘O Grande Hotel Budapeste’ e ‘Sniper Americano’. Porém, existe um filme de extrema importância política e social que esteve entre os indicados daquele ano, mas que infelizmente quase ninguém mais menciona.

Falamos de ‘Selma – Uma Luta Pela Igualdade’, no qual David Oyelowo interpreta o Dr. Martin Luther King Jr., durante a icônica marcha na cidade de Selma, Alabama, em 1965. O filme guarda o recorde de ter sido indicado na categoria principal e receber apenas uma segunda indicação.

2016: Brooklyn

Desde que foi aberto espaço para até 10 filmes indicados no Oscar, já tivemos anos com apenas 9 nomeados, e o mínimo até hoje foram 8 filmes na categoria principal. O fato de 2015 se repetiu em 2016. Nessa edição tivemos blockbusters avassaladores entre os indicados, como ‘Mad Max – Estrada da Fúria’ e ‘Perdido em Marte’, assim como filmes extremamente celebrados, vide ‘O Regresso’ e ‘A Grande Aposta’.

O vencedor da noite foi o investigativo ‘Spotlight – Segredos Revelados’. Mas você lembrava que entre os filmes selecionados existia um chamado ‘Brooklyn’, um romance irlandês passado nos anos 1950, com Saoirse Ronan?

2017: Um Limite Entre Nós

Além de um dos maiores astros de todos os tempos em Hollywood, e um ator vencedor de dois Oscar, Denzel Washington é também um realizado diretor, tendo estado no comando de quatro filmes. O penúltimo deles foi o mais prestigiado, conquistando uma indicação ao Oscar de melhor filme, além de outras 3 nomeações e a vitória de Viola Davis como coadjuvante.

Falamos de ‘Um Limite Entre Nós’, baseado na peça de August Wilson sobre o drama de uma família negra nos EUA. Você lembrava? Essa foi a mesma edição que premiou ‘Moonlight’ como melhor filme, e indicou produções renomadas como ‘La La Land’ e ‘A Chegada’. Ah sim, e voltávamos para 9 filmes.

2018: Trama Fantasma

Quando falamos da edição 2018 do Oscar, os filmes mais lembrados definitivamente são obras potentes como ‘Três Anúncios para um Crime’ e ‘Me Chame Pelo Seu Nome’, ou sucessos arrebatadores, vide ‘Corra!’ e ‘Dunkirk’. O vencedor, é claro, foi o filme de monstro com muito coração de Guillermo del Toro, ‘A Forma da Água’. Mas e quanto ao longa em que Daniel Day-Lewis viveu um costureiro de enorme prestígio na Londres da década de 1950, se envolvendo com sua jovem secretária? Você lembrava de ‘Trama Fantasma’?

2019: Vice

Depois de dois anos seguidos com 9 filmes indicados, caíamos novamente para apenas 8 filmes na edição de 2019. Uma pena, pois tantos filmes de qualidade mereciam ser reconhecidos com uma indicação. O grande vencedor da noite foi o “polêmico”, porém popular, ‘Green Book – O Guia’, e o ano ainda trouxe entre os indicados filmes extremamente famosos como ‘Pantera Negra’, ‘Bohemian Rhapsody’ e ‘Nasce uma Estrela’.

No mesmo ano, tivemos indicado o filme sobre o político controverso Dick Chaney, que trouxe um Christian Bale irreconhecível e o mesmo diretor de ‘A Grande Aposta’. Você lembra de ‘Vice’?

2020: Adoráveis Mulheres

Em 2020 tivemos um ano tão repleto de filmes adorados e que se manteriam populares, que até mesmo o menos famoso deles, ainda é um filme bastante conhecido e comentado. O grande vencedor dispensa apresentações, ‘Parasita’ é provavelmente o filme não americano mais badalado dos últimos anos. Mas o ano ainda traria ainda produções como ‘Coringa’, ‘Era uma Vez em Hollywood’, ‘1917’ e ‘Jojo Rabbit’. Ou seja, dentro de um ano com tantos medalhões, o menos popular foi ‘Adoráveis Mulheres’, de Greta Gerwig – que ainda assim é um filme conhecido pela maioria.

2021: Mank

2020 foi o ano que não aconteceu. A pandemia se abateu sobre o mundo de forma assustadora e sem precedentes. Assim, muitas produções tiveram que ser adiadas e o que ganhamos foi filmes que já estavam prontos ou obras menores. Mesmo assim, ainda sobrou espaço para longas muito queridos, como ‘Bela Vingança’, que colocou o nome de Emerald Fennell no mapa, ‘Meu Pai’ e o grande vencedor da noite ‘Nomadland’. Mas você sabia que David Fincher, de ‘Seven’ e ‘Clube da Luta’, também tinha um filme concorrendo ao prêmio máximo? E um escrito por seu próprio pai. ‘Mank’ é a biografia do roteirista Herman J. Mankiewicz, toda criada em preto e branco. Sim, você não lembra porque é a biografia de um roteirista em preto e branco!

2022: Drive My Car

Depois do ano que não aconteceu, os cinemas precisavam de um novo impulso para se manterem abertos e trazer novamente o público às salas. Assim, 2022 marcaria uma nova era para os 10 filmes indicados, que se mantém até hoje – afinal, mais filmes indicados, mais gente nos cinemas correndo atrás para assistir.

O grande vencedor foi a agradável Sessão da Tarde ‘No Ritmo do Coração’, mas ainda tivemos blockbusters do nível de ‘Duna’ e até mesmo produções badaladíssimas da Netflix concorrendo, como ‘Não Olhe para Cima’ e ‘Ataque dos Cães’. O que não colou foi outro filme asiático que visava ser o novo ‘Parasita’. Estamos falando de ‘Drive My Car’. Poucos conhecem e menos gente ainda viu.

2023: Entre Mulheres

 

Top Gun Maverick’, ‘Avatar – O Caminho da Água’, ‘Elvis’ e ‘Nada de Novo no Front’ são alguns dos filmes de grande popularidade que figuraram entre os indicados para produção do ano no Oscar 2023. O grande vencedor da noite não fica atrás em questão de popularidade, e talvez tenha sido o filme mais comentado de seu respectivo ano – falamos do longa sobre o multiverso que não é baseado em uma história em quadrinhos, ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’.

Mas no meio de mais 10 filmes, um que grande parte dos espectadores sequer ouviu falar é ‘Entre Mulheres’. Baseado no livro de Miriam Toews e funcionando como uma peça de teatro, o filme se iguala a ‘Selma’ como o indicado na categoria principal com menos nomeações ao todo (foram apenas duas).

2024: Ficção Americana

Finalizando a matéria dos filmes menos populares de cada edição do Oscar nos últimos 10 anos, chegamos à edição deste ano. Se fossemos apontar os mais populares, seria igualmente fácil, afinal na lista dos indicados em 2024 temos verdadeiros fenômenos do porte de ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’. Outros como ‘Assassinos da Lua das Flores’ e ‘Pobres Criaturas’ não chegam muito atrás. Porém, um dos filmes menos mencionados pelos fãs de cinema nesse Oscar – que no Brasil sequer passou nos cinemas – é ‘Ficção Americana’, que já entrou no hall dos filmes menos populares das edições do Oscar.

YouTube video

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Saiba Quais São os Filmes Indicados ao Oscar MENOS Populares de Cada Edição nos Últimos 10 anos

YouTube video

Março chegou! O Oscar chegou! A maior festa da sétima arte ocorre amanhã, dia 10 de março de 2024, e na data finalmente saberemos quais foram o melhor filme do ano, a melhor atriz, o melhor ator, os coadjuvantes, diretor e por aí vai.

O Oscar é sinônimo de prestígio, em especial para a própria indústria. Um ator indicado ao Oscar pode subir alguns degraus em seu status, e um vencedor nem se fala. Porém, prestígio não é sinônimo de fama e sucesso. Por exemplo, alguns atores e atrizes se tornam astros e estrelas depois do Oscar, mas outros não. Alguns inclusive já possuem tal status antes da nomeação. Com os filmes ocorre o mesmo.

Com a abertura de até 10 filmes indicados, criou-se espaço para filmes muito populares com o público estarem entre os nomeados, vide ‘Avatar’ um e dois, ‘Coringa’, ‘Pantera Negra’ e esse ano ‘Barbie‘. Outros se tornam populares devido a seu prestígio no Oscar, como ‘Os Banshees de Inisherin’, ‘Triângulo da Tristeza’ e ‘A Baleia’. E temos ainda a terceira categoria: os filmes que nem mesmo a indicação ao Oscar consegue torna-los populares – ainda mais com o passar dos anos. Confira abaixo os filmes MENOS POPULARES de cada uma das 10 últimas edições do Oscar.

2014: Philomena

Começamos com a edição de dez anos atrás. Na edição de 2014, o filme consagrado foi o visceral ’12 Anos de Escravidão’, mas também destacaram-se filmes ainda muito queridos hoje, como ‘O Lobo de Wall Street’, ‘Gravidade’ e ‘Ela’. No meio dos 9 filmes indicados, existe um que praticamente ninguém lembra. ‘Philomena’ é a história real de uma mulher britânica forçada a viver em um convento e entregar seu filho para adoção, tentando reencontrá-lo muitas décadas depois. Judi Dench estrela.

2015: Selma – Uma Luta Pela Igualdade

No ano seguinte, tivemos uma queda no número de filmes indicados, de 9 os nomeados passaram a 8. O grande premiado daquela noite foi o “estranho” (no melhor sentido da palavra) ‘Birdman’, e a edição também ficou marcada com filmes muito queridos como ‘Whiplash – Em Busca da Perfeição’, ‘O Grande Hotel Budapeste’ e ‘Sniper Americano’. Porém, existe um filme de extrema importância política e social que esteve entre os indicados daquele ano, mas que infelizmente quase ninguém mais menciona.

Falamos de ‘Selma – Uma Luta Pela Igualdade’, no qual David Oyelowo interpreta o Dr. Martin Luther King Jr., durante a icônica marcha na cidade de Selma, Alabama, em 1965. O filme guarda o recorde de ter sido indicado na categoria principal e receber apenas uma segunda indicação.

2016: Brooklyn

Desde que foi aberto espaço para até 10 filmes indicados no Oscar, já tivemos anos com apenas 9 nomeados, e o mínimo até hoje foram 8 filmes na categoria principal. O fato de 2015 se repetiu em 2016. Nessa edição tivemos blockbusters avassaladores entre os indicados, como ‘Mad Max – Estrada da Fúria’ e ‘Perdido em Marte’, assim como filmes extremamente celebrados, vide ‘O Regresso’ e ‘A Grande Aposta’.

O vencedor da noite foi o investigativo ‘Spotlight – Segredos Revelados’. Mas você lembrava que entre os filmes selecionados existia um chamado ‘Brooklyn’, um romance irlandês passado nos anos 1950, com Saoirse Ronan?

2017: Um Limite Entre Nós

Além de um dos maiores astros de todos os tempos em Hollywood, e um ator vencedor de dois Oscar, Denzel Washington é também um realizado diretor, tendo estado no comando de quatro filmes. O penúltimo deles foi o mais prestigiado, conquistando uma indicação ao Oscar de melhor filme, além de outras 3 nomeações e a vitória de Viola Davis como coadjuvante.

Falamos de ‘Um Limite Entre Nós’, baseado na peça de August Wilson sobre o drama de uma família negra nos EUA. Você lembrava? Essa foi a mesma edição que premiou ‘Moonlight’ como melhor filme, e indicou produções renomadas como ‘La La Land’ e ‘A Chegada’. Ah sim, e voltávamos para 9 filmes.

2018: Trama Fantasma

Quando falamos da edição 2018 do Oscar, os filmes mais lembrados definitivamente são obras potentes como ‘Três Anúncios para um Crime’ e ‘Me Chame Pelo Seu Nome’, ou sucessos arrebatadores, vide ‘Corra!’ e ‘Dunkirk’. O vencedor, é claro, foi o filme de monstro com muito coração de Guillermo del Toro, ‘A Forma da Água’. Mas e quanto ao longa em que Daniel Day-Lewis viveu um costureiro de enorme prestígio na Londres da década de 1950, se envolvendo com sua jovem secretária? Você lembrava de ‘Trama Fantasma’?

2019: Vice

Depois de dois anos seguidos com 9 filmes indicados, caíamos novamente para apenas 8 filmes na edição de 2019. Uma pena, pois tantos filmes de qualidade mereciam ser reconhecidos com uma indicação. O grande vencedor da noite foi o “polêmico”, porém popular, ‘Green Book – O Guia’, e o ano ainda trouxe entre os indicados filmes extremamente famosos como ‘Pantera Negra’, ‘Bohemian Rhapsody’ e ‘Nasce uma Estrela’.

No mesmo ano, tivemos indicado o filme sobre o político controverso Dick Chaney, que trouxe um Christian Bale irreconhecível e o mesmo diretor de ‘A Grande Aposta’. Você lembra de ‘Vice’?

2020: Adoráveis Mulheres

Em 2020 tivemos um ano tão repleto de filmes adorados e que se manteriam populares, que até mesmo o menos famoso deles, ainda é um filme bastante conhecido e comentado. O grande vencedor dispensa apresentações, ‘Parasita’ é provavelmente o filme não americano mais badalado dos últimos anos. Mas o ano ainda traria ainda produções como ‘Coringa’, ‘Era uma Vez em Hollywood’, ‘1917’ e ‘Jojo Rabbit’. Ou seja, dentro de um ano com tantos medalhões, o menos popular foi ‘Adoráveis Mulheres’, de Greta Gerwig – que ainda assim é um filme conhecido pela maioria.

2021: Mank

2020 foi o ano que não aconteceu. A pandemia se abateu sobre o mundo de forma assustadora e sem precedentes. Assim, muitas produções tiveram que ser adiadas e o que ganhamos foi filmes que já estavam prontos ou obras menores. Mesmo assim, ainda sobrou espaço para longas muito queridos, como ‘Bela Vingança’, que colocou o nome de Emerald Fennell no mapa, ‘Meu Pai’ e o grande vencedor da noite ‘Nomadland’. Mas você sabia que David Fincher, de ‘Seven’ e ‘Clube da Luta’, também tinha um filme concorrendo ao prêmio máximo? E um escrito por seu próprio pai. ‘Mank’ é a biografia do roteirista Herman J. Mankiewicz, toda criada em preto e branco. Sim, você não lembra porque é a biografia de um roteirista em preto e branco!

2022: Drive My Car

Depois do ano que não aconteceu, os cinemas precisavam de um novo impulso para se manterem abertos e trazer novamente o público às salas. Assim, 2022 marcaria uma nova era para os 10 filmes indicados, que se mantém até hoje – afinal, mais filmes indicados, mais gente nos cinemas correndo atrás para assistir.

O grande vencedor foi a agradável Sessão da Tarde ‘No Ritmo do Coração’, mas ainda tivemos blockbusters do nível de ‘Duna’ e até mesmo produções badaladíssimas da Netflix concorrendo, como ‘Não Olhe para Cima’ e ‘Ataque dos Cães’. O que não colou foi outro filme asiático que visava ser o novo ‘Parasita’. Estamos falando de ‘Drive My Car’. Poucos conhecem e menos gente ainda viu.

2023: Entre Mulheres

 

Top Gun Maverick’, ‘Avatar – O Caminho da Água’, ‘Elvis’ e ‘Nada de Novo no Front’ são alguns dos filmes de grande popularidade que figuraram entre os indicados para produção do ano no Oscar 2023. O grande vencedor da noite não fica atrás em questão de popularidade, e talvez tenha sido o filme mais comentado de seu respectivo ano – falamos do longa sobre o multiverso que não é baseado em uma história em quadrinhos, ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’.

Mas no meio de mais 10 filmes, um que grande parte dos espectadores sequer ouviu falar é ‘Entre Mulheres’. Baseado no livro de Miriam Toews e funcionando como uma peça de teatro, o filme se iguala a ‘Selma’ como o indicado na categoria principal com menos nomeações ao todo (foram apenas duas).

2024: Ficção Americana

Finalizando a matéria dos filmes menos populares de cada edição do Oscar nos últimos 10 anos, chegamos à edição deste ano. Se fossemos apontar os mais populares, seria igualmente fácil, afinal na lista dos indicados em 2024 temos verdadeiros fenômenos do porte de ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’. Outros como ‘Assassinos da Lua das Flores’ e ‘Pobres Criaturas’ não chegam muito atrás. Porém, um dos filmes menos mencionados pelos fãs de cinema nesse Oscar – que no Brasil sequer passou nos cinemas – é ‘Ficção Americana’, que já entrou no hall dos filmes menos populares das edições do Oscar.

YouTube video

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS