InícioMatériasSaiba Quais São os Filmes Indicados ao Oscar MENOS Populares de Cada...

Saiba Quais São os Filmes Indicados ao Oscar MENOS Populares de Cada Edição nos Últimos 10 anos


Março chegou! O Oscar chegou! A maior festa da sétima arte ocorre amanhã, dia 10 de março de 2024, e na data finalmente saberemos quais foram o melhor filme do ano, a melhor atriz, o melhor ator, os coadjuvantes, diretor e por aí vai.

O Oscar é sinônimo de prestígio, em especial para a própria indústria. Um ator indicado ao Oscar pode subir alguns degraus em seu status, e um vencedor nem se fala. Porém, prestígio não é sinônimo de fama e sucesso. Por exemplo, alguns atores e atrizes se tornam astros e estrelas depois do Oscar, mas outros não. Alguns inclusive já possuem tal status antes da nomeação. Com os filmes ocorre o mesmo.

Com a abertura de até 10 filmes indicados, criou-se espaço para filmes muito populares com o público estarem entre os nomeados, vide ‘Avatar’ um e dois, ‘Coringa’, ‘Pantera Negra’ e esse ano ‘Barbie‘. Outros se tornam populares devido a seu prestígio no Oscar, como ‘Os Banshees de Inisherin’, ‘Triângulo da Tristeza’ e ‘A Baleia’. E temos ainda a terceira categoria: os filmes que nem mesmo a indicação ao Oscar consegue torna-los populares – ainda mais com o passar dos anos. Confira abaixo os filmes MENOS POPULARES de cada uma das 10 últimas edições do Oscar.



2014: Philomena

Começamos com a edição de dez anos atrás. Na edição de 2014, o filme consagrado foi o visceral ’12 Anos de Escravidão’, mas também destacaram-se filmes ainda muito queridos hoje, como ‘O Lobo de Wall Street’, ‘Gravidade’ e ‘Ela’. No meio dos 9 filmes indicados, existe um que praticamente ninguém lembra. ‘Philomena’ é a história real de uma mulher britânica forçada a viver em um convento e entregar seu filho para adoção, tentando reencontrá-lo muitas décadas depois. Judi Dench estrela.

2015: Selma – Uma Luta Pela Igualdade

No ano seguinte, tivemos uma queda no número de filmes indicados, de 9 os nomeados passaram a 8. O grande premiado daquela noite foi o “estranho” (no melhor sentido da palavra) ‘Birdman’, e a edição também ficou marcada com filmes muito queridos como ‘Whiplash – Em Busca da Perfeição’, ‘O Grande Hotel Budapeste’ e ‘Sniper Americano’. Porém, existe um filme de extrema importância política e social que esteve entre os indicados daquele ano, mas que infelizmente quase ninguém mais menciona.

Falamos de ‘Selma – Uma Luta Pela Igualdade’, no qual David Oyelowo interpreta o Dr. Martin Luther King Jr., durante a icônica marcha na cidade de Selma, Alabama, em 1965. O filme guarda o recorde de ter sido indicado na categoria principal e receber apenas uma segunda indicação.

2016: Brooklyn

Desde que foi aberto espaço para até 10 filmes indicados no Oscar, já tivemos anos com apenas 9 nomeados, e o mínimo até hoje foram 8 filmes na categoria principal. O fato de 2015 se repetiu em 2016. Nessa edição tivemos blockbusters avassaladores entre os indicados, como ‘Mad Max – Estrada da Fúria’ e ‘Perdido em Marte’, assim como filmes extremamente celebrados, vide ‘O Regresso’ e ‘A Grande Aposta’.

O vencedor da noite foi o investigativo ‘Spotlight – Segredos Revelados’. Mas você lembrava que entre os filmes selecionados existia um chamado ‘Brooklyn’, um romance irlandês passado nos anos 1950, com Saoirse Ronan?

2017: Um Limite Entre Nós

Além de um dos maiores astros de todos os tempos em Hollywood, e um ator vencedor de dois Oscar, Denzel Washington é também um realizado diretor, tendo estado no comando de quatro filmes. O penúltimo deles foi o mais prestigiado, conquistando uma indicação ao Oscar de melhor filme, além de outras 3 nomeações e a vitória de Viola Davis como coadjuvante.

Falamos de ‘Um Limite Entre Nós’, baseado na peça de August Wilson sobre o drama de uma família negra nos EUA. Você lembrava? Essa foi a mesma edição que premiou ‘Moonlight’ como melhor filme, e indicou produções renomadas como ‘La La Land’ e ‘A Chegada’. Ah sim, e voltávamos para 9 filmes.

2018: Trama Fantasma

Quando falamos da edição 2018 do Oscar, os filmes mais lembrados definitivamente são obras potentes como ‘Três Anúncios para um Crime’ e ‘Me Chame Pelo Seu Nome’, ou sucessos arrebatadores, vide ‘Corra!’ e ‘Dunkirk’. O vencedor, é claro, foi o filme de monstro com muito coração de Guillermo del Toro, ‘A Forma da Água’. Mas e quanto ao longa em que Daniel Day-Lewis viveu um costureiro de enorme prestígio na Londres da década de 1950, se envolvendo com sua jovem secretária? Você lembrava de ‘Trama Fantasma’?

2019: Vice

Depois de dois anos seguidos com 9 filmes indicados, caíamos novamente para apenas 8 filmes na edição de 2019. Uma pena, pois tantos filmes de qualidade mereciam ser reconhecidos com uma indicação. O grande vencedor da noite foi o “polêmico”, porém popular, ‘Green Book – O Guia’, e o ano ainda trouxe entre os indicados filmes extremamente famosos como ‘Pantera Negra’, ‘Bohemian Rhapsody’ e ‘Nasce uma Estrela’.

No mesmo ano, tivemos indicado o filme sobre o político controverso Dick Chaney, que trouxe um Christian Bale irreconhecível e o mesmo diretor de ‘A Grande Aposta’. Você lembra de ‘Vice’?

2020: Adoráveis Mulheres

Em 2020 tivemos um ano tão repleto de filmes adorados e que se manteriam populares, que até mesmo o menos famoso deles, ainda é um filme bastante conhecido e comentado. O grande vencedor dispensa apresentações, ‘Parasita’ é provavelmente o filme não americano mais badalado dos últimos anos. Mas o ano ainda traria ainda produções como ‘Coringa’, ‘Era uma Vez em Hollywood’, ‘1917’ e ‘Jojo Rabbit’. Ou seja, dentro de um ano com tantos medalhões, o menos popular foi ‘Adoráveis Mulheres’, de Greta Gerwig – que ainda assim é um filme conhecido pela maioria.

2021: Mank

2020 foi o ano que não aconteceu. A pandemia se abateu sobre o mundo de forma assustadora e sem precedentes. Assim, muitas produções tiveram que ser adiadas e o que ganhamos foi filmes que já estavam prontos ou obras menores. Mesmo assim, ainda sobrou espaço para longas muito queridos, como ‘Bela Vingança’, que colocou o nome de Emerald Fennell no mapa, ‘Meu Pai’ e o grande vencedor da noite ‘Nomadland’. Mas você sabia que David Fincher, de ‘Seven’ e ‘Clube da Luta’, também tinha um filme concorrendo ao prêmio máximo? E um escrito por seu próprio pai. ‘Mank’ é a biografia do roteirista Herman J. Mankiewicz, toda criada em preto e branco. Sim, você não lembra porque é a biografia de um roteirista em preto e branco!

2022: Drive My Car

Depois do ano que não aconteceu, os cinemas precisavam de um novo impulso para se manterem abertos e trazer novamente o público às salas. Assim, 2022 marcaria uma nova era para os 10 filmes indicados, que se mantém até hoje – afinal, mais filmes indicados, mais gente nos cinemas correndo atrás para assistir.

O grande vencedor foi a agradável Sessão da Tarde ‘No Ritmo do Coração’, mas ainda tivemos blockbusters do nível de ‘Duna’ e até mesmo produções badaladíssimas da Netflix concorrendo, como ‘Não Olhe para Cima’ e ‘Ataque dos Cães’. O que não colou foi outro filme asiático que visava ser o novo ‘Parasita’. Estamos falando de ‘Drive My Car’. Poucos conhecem e menos gente ainda viu.

2023: Entre Mulheres

 

Top Gun Maverick’, ‘Avatar – O Caminho da Água’, ‘Elvis’ e ‘Nada de Novo no Front’ são alguns dos filmes de grande popularidade que figuraram entre os indicados para produção do ano no Oscar 2023. O grande vencedor da noite não fica atrás em questão de popularidade, e talvez tenha sido o filme mais comentado de seu respectivo ano – falamos do longa sobre o multiverso que não é baseado em uma história em quadrinhos, ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’.

Mas no meio de mais 10 filmes, um que grande parte dos espectadores sequer ouviu falar é ‘Entre Mulheres’. Baseado no livro de Miriam Toews e funcionando como uma peça de teatro, o filme se iguala a ‘Selma’ como o indicado na categoria principal com menos nomeações ao todo (foram apenas duas).

2024: Ficção Americana

Finalizando a matéria dos filmes menos populares de cada edição do Oscar nos últimos 10 anos, chegamos à edição deste ano. Se fossemos apontar os mais populares, seria igualmente fácil, afinal na lista dos indicados em 2024 temos verdadeiros fenômenos do porte de ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’. Outros como ‘Assassinos da Lua das Flores’ e ‘Pobres Criaturas’ não chegam muito atrás. Porém, um dos filmes menos mencionados pelos fãs de cinema nesse Oscar – que no Brasil sequer passou nos cinemas – é ‘Ficção Americana’, que já entrou no hall dos filmes menos populares das edições do Oscar.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS