InícioDestaqueSaiba Quais São os Filmes MAIS LONGOS dos Últimos Cinco Anos no...

Saiba Quais São os Filmes MAIS LONGOS dos Últimos Cinco Anos no Cinema


O que muitos fãs de cinema têm reparado ultimamente é no tamanho de projeção de certos filmes. Nas décadas de 80 e 90, a grande maioria dos filmes comerciais tinham algo em torno de 90 a 100 minutos de duração. O que era um tempo perfeitamente aceitável para se ficar dentro de uma sala de cinema. Porém, com o passar das décadas os filmes de entretenimento foram ficando cada vez maiores, com alguns chegando a 3 horas de duração.

É claro que existe o ditado que “um bom filme nunca é grande o suficiente” e “um filme ruim nunca é curto o suficiente”, mas o que tem chamado atenção dos fãs é a incapacidade de certos cineastas em cortar seus filmes. Um filme muito longo pode prejudicar a carreira de um longa nas telonas, pois termina limitando o número de sessões que esse filme poderá ter durante o dia. Seja como for, isso nunca impediu filme longos de fazerem sucesso – tudo depende de o quão bons eles verdadeiramente são.

Se isso afeta a sua escolha na hora de procurar um filme para assistir nas telonas ou não, resolvemos apontar para você nessa nova matéria quais são os filmes comerciais mais longos dos últimos cinco anos, ou seja, desde que a pandemia atingiu o mundo e os cinemas lutam para se manterem abertos. Confira abaixo.



10) Batman (2022)

A mais recente aventura solo do Homem-Morcego no cinema se tornou também seu filme mais longo. Bem, chamar de aventura talvez não seja o mais correto, já que o longa funciona muito mais como um thriller, pela primeira vez. Os quatro primeiros filmes da década de 90 não chegaram sequer a 2h10min de projeção. Já a trilogia do ‘Cavaleiro das Trevas’ foi aumentando sua duração conforme os filmes foram progredindo: de 2h20min (‘Batman Begins’), 2h30min (‘O Cavaleiro das Trevas’) e 2h40min (‘Ressurge’). Mas ‘The Batman’ foi ainda mais longe, com 2h56min – o que virá a seguir com a continuação?

09) Drive My Car (2021)

Você pode até estar perdido nesse item, pois não se trata de um filme hollywoodiano, e sim uma produção japonesa. Mas acontece que essa não é uma produção japonesa qualquer, pois foi indicada a nada menos que o Oscar de melhor filme do ano, além de ter sido indicado também nas categorias de melhor roteiro adaptado e melhor direção (Ryûsuke Hamaguchi) e ter levado na categoria de produção internacional. O drama sensível e tocante conta a história de amizade que nasce entre um renomado diretor de teatro e sua motorista, enquanto cria um novo espetáculo. ‘Drive My Car’ tem 2h59min de duração.

08) Beau tem Medo (2023)

Esse ano, ‘Eddington’, o novo trabalho do cineasta Ari Aster, irá chegar às telas de cinema. Sua estreia acontece muito em breve. Aster, é claro, é o prestigiado diretor de filmes de terror fortíssimos, vide ‘Hereditário’ e ‘Midsommar’. Seu mais recente trabalho, no entanto, é um terror mais realista e aborda o medo de para onde nossa sociedade pode estar caminhando. Seguinte essa linha, Aster já havia entregue seu trabalho anterior, também um terror psicológico e alucinante. ‘Beau tem Medo’ é estrelado por Joaquin Phoenix e se tornou um dos filmes mais loucos de anos recentes. Mas não apenas isso, pois é um dos mais longos também, com 2h59min de duração.

07) Oppenheimer (2023)

Pois é, eu tenho certeza que você achava que veria este filme na lista. Talvez tenha ficado surpreso com a colocação, pois esperava vê-lo mais acima. Mas saiba que existem outros seis filmes mais longos que ‘Oppenheimer’ nesses últimos cinco anos. O filme sobre o criador da bomba atômica só se tornou um dos blockbusters mais inesperados dos últimos anos pois na direção tínhamos Christopher Nolan, o cineasta mais idolatrado do cinema na atualidade. Tudo o que o diretor toca vira ouro, assim ele conseguiu até mesmo transformar um filme que tinha tudo para ser chato, na sensação de dois anos atrás. ‘Oppenheimer’ ainda por cima era longo, com 3 horas de duração. Ninguém se importou.

06) Horizon: Uma Saga Americana (2024)

E se todos viram ‘Oppenheimer, fazendo dele um blockbuster, por outro lado podemos afirmar que ninguém assistiu ‘Horizon’, o novo faroeste ambicioso de Kevin Costner. O astro parou o mundo em 1991 e ganhou todos os Oscar possíveis com ‘Dança com Lobos’. Mas alguém esqueceu de avisar ao lendário ator que não estamos mais na década de 90. Sendo assim, apesar de ter investido dinheiro do próprio bolso para bancar seu épico do Oeste, ninguém se deu ao trabalho de ir assistir no cinema, fazendo do longa um fracasso. Pior que a parte dois já estava engatilhada – e foi devidamente engavetada. Talvez não tenha ajudado o fato de o longa ter 3h01min de projeção.

05) RRR: Revolta, Rebelião, Revolução (2022)

Esse aqui é uma das superproduções mais legais dos últimos anos. E não se trata de uma obra de Hollywood também, e sim um épico indiano, no melhor estilo de Bollywood. Se você nunca assistiu a nenhuma das produções do país, podia muito bem começar com essa. O filme é diversão garantida, puro exagero, mas muito bem-feito em todos os sentidos. É impossível não se empolgar com as cenas. Tudo o que desejamos é poder ter assistido essa superprodução nas telonas, mas no Brasil chegou direto na Netflix. Quem sabe um dia seja lançado nos cinemas daqui, vale muito a pena. Esse é um filme que não nos deixa respirar e levou para a casa o Oscar de melhor canção (merecia mais indicações). O filme tem 3h07min, mas sequer sentimos o tempo passar.

04) Babilônia (2022)

Margot Robbie é a maior estrela de Hollywood na atualidade. Como se já não bastasse todo o sucesso e o carisma, com direito a duas indicações ao Oscar como atriz, ela foi e protagonizou ‘Barbie’, conquistando o mundo de vez. Mas até mesmo uma estrela do porte de Robbie escorrega às vezes, e 2022 não foi um ano tão bom assim para ela. Isso porque as duas superproduções sérias que Robbie fez no ano se tornaram fracasso. Primeiro, ‘Amsterdam’, de David O. Russell, com Christian Bale; e depois esse ‘Babilônia’, de Damien Chazelle, com Brad Pitt – que era para ter sido a sensação do Oscar de seu respectivo ano. Porém, naufragou totalmente. ‘Babilônia’, sobre a era de ouro do cinema de Hollywood, tem 3h09min de projeção.

03) Avatar: O Caminho da Água (2022)

Avatar’ é a prova que filmes super longos podem ser incrivelmente bem-sucedidos. O primeiro filme, de 2009, revolucionou com os efeitos especiais em 3D e colocou o nome de James Cameron novamente na boca dos fãs de cinema. Com 2h42min, ‘Avatar’ se tornaria o filme de maior bilheteria da história. Corta para 2022, a tão aguardada sequência do filme finalmente chega aos cinemas, e ele é ainda mais longo. Com 3h12min de projeção, o segundo ‘Avatar’ novamente fez uso da tecnologia que avança a cada dia, para entrar uma obra ainda mais bela visualmente. O tempo de duração não foi problema, já que o filme se tornou o terceiro maior de todos os tempos nas bilheterias. E o terceiro mais longo dos últimos cinco anos. Esse ano ganharemos um novo ‘Avatar’.

02) Assassinos da Lua das Flores (2023)

O diretor Martin Scorsese é considerado o “maior diretor vivo da atualidade”. Sua genialidade jamais será questionada. Mas o que temos notado com seus últimos filmes é sua incapacidade de cortar suas obras, como se todas elas precisassem ter mais de 3 horas de duração. Esse foi justamente o caso com ‘O Lobo de Wall Street’, mas aqui até perdoamos, pois podemos dizer que foi seu último filme verdadeiramente divertido e cheio de energia. Já o drama ‘Silêncio’, com 2h41min, quase ninguém viu. ‘O Irlandês’ foi seu maior filme até hoje, com 3h29min. Mas como falamos apenas dos últimos cinco anos, o que entra na lista é ‘Assassinos da Lua das Flores’, que é só três minutos mais curto, com 3h26min. E você, assistiu nos cinemas?

01) O Brutalista (2024)

Em primeiríssimo lugar dos filmes mais longos dos últimos cinco anos temos ‘O Brutalista’. O filme foi muito alardeado justamente por seu tempo de duração, e isso lhe trouxe fama. Com quase 4 horas de duração (3h36min para ser mais exato), o longa trouxe de volta o costume da era de ouro do cinema, onde os filmes extremamente longos tinham um intervalo durante as exibições no cinema. ‘O Brutalista’ também teve sessões com intervalo no mundo todo, inclusive no Brasil. Se a moda pega de novo… Mas para o filme funcionou, já que foi indicado ao Oscar e ainda levou o prêmio de melhor ator para Adrien Brody (além de trilha sonora e fotografia).

Bônus: Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)

Já finalizamos a matéria, mas decidimos colocar mais um item como bônus. Todos os filmes acima foram lançados no cinema. Esse é o ponto da matéria, assistir a filmes bem longos na sala de cinema – é uma experiência satisfatória ainda? Ou depende muito do filme? Seja como for, ‘Liga da Justiça de Zack Snyder’ não foi lançado nos cinemas. Ou bem, o filme original foi, em 2017, e tinha apenas duas horas de duração. Acontece que o diretor foi afastado das filmagens devido a uma tragédia pessoal, e Joss Whedon terminou o filme e assumiu os créditos da direção. Assim, os fãs de Snyder imploraram durante anos para que o corte final do diretor pudesse ser lançado. A Warner desembolsou mais algumas dezenas de milhões de dólares e deixou Snyder terminar a sua versão, que estreou diretamente no streaming, na HBO Max, em 2021. Essa versão pôde se dar ao luxo de ter 4h02min de duração. Ela quase foi uma série, mas terminou disponibilizada como um filme mesmo.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS