Sal Buscema, lendário artista de histórias em quadrinhos conhecido por seu trabalho nas sagas ‘O Espetacular Homem-Aranha’ e ‘O Incrível Hulk’, faleceu neste último dia 24 de janeiro. Ele tinha 89 anos.
Nascido no bairro do Brooklyn, em Nova York, EUA, Buscema começou sua carreira na indústria das HQs como colorista da Dell Comics. No final dos anos 1960, ele foi contratado pela Marvel Comics e ganhou destaque ao trabalhar em ‘Os Vingadores’.
Mais tarde, o artista emprestou suas habilidades para ‘Uncanny X-Men’, ‘Sub-Marines’, ‘Capitão América’, ‘Novos Mutantes’, ‘Thor’ e ‘Marvel Team-Up’. Como se não bastasse, ele co-criou a personagem Jean DeWolff ao lado de Bill Mantlo para o 48º volume de ‘Marvel Team-Up’, lançada em agosto de 1976.
Buscema também passou alguns anos trabalhando em quadrinhos do ‘Batman’ e do ‘Superman’ para a DC, mas logo retornou para a Marvel, visto que a considerava como sua casa.
Buscema teria completo 90 anos ontem (26). Um comunicado publicado em sua página oficial do Facebook diz: “é com o coração pesado que a família Buscema confirma os rumores de que Sal Buscema faleceu no sábado, 24/01, em sua casa, dois dias antes de seu 90º aniversário”.
“Ele deixa sua esposa, Joan Buscema, com quem era casado desde 1960, e seus três filhos adultos. Sal sempre se sentiu honrado por todos os fãs e pelo carinho que recebeu ao longo dos anos. Nossa família pede que respeitem nosso momento de luto. Manteremos o público informado nesta página oficial do Facebook de Sal Buscema assim que tivermos novidades”.


