InícioDestaqueSamsung TV Plus bomba no Brasil e entra para o top 10...

Samsung TV Plus bomba no Brasil e entra para o top 10 dos streamings mais assistidos – com filmes e séries DE GRAÇA


Com a multiplicação de plataformas de streaming, o público brasileiro tem mostrado uma tendência clara: a busca por conteúdo bom, gratuito e acessível. É diante dessa demanda inesgotável que a Samsung TV Plus tem crescido vertiginosamente, se tornando um dos serviços de vídeo mais utilizados no Brasil. A um clique de distância da audiência, a plataforma faz parte de um modelo relativamente novo, mas cada vez mais popular: FAST (Free Ad-Supported Television), uma modalidade de assistir televisão sem as amarras que os streamings tradicionais carregam.

Oferecido gratuitamente para o público e parte integrante da interface dos aparelhos de TV da Samsung, o serviço oferece uma infindável coletânea de canais que servem o mais puro entretenimento, abrangendo conteúdos esportivos, filmes vencedores do Oscar, novelas consagradas, reality shows dos mais diversos gêneros, séries de TV clássicas, bem como uma biblioteca grandiosa de alguns dos maiores estúdios de Hollywood.

E durante uma palestra de Maria Rúa Aguete, diretora sênior da OMDIA, na Rio2C, ficou ainda mais evidente o quanto o futuro do entretenimento está nas mãos do modelo FAST. Salientando o quanto o Brasil segue crescendo em se tratando de números de usuários, a especialista ponderou sobre como a Samsung TV Plus está ajudando a revolucionar a forma como o mundo consome arte, esporte e notícias.



Conteúdo de qualidade, sem pagar por isso

“Há um apetite enorme no Brasil por conteúdo gratuito, e não estamos falando de conteúdo de baixa qualidade”, afirmou Maria. Segundo ela, os serviços FAST — que oferecem programação linear por streaming, sustentada por publicidade — estão ganhando rapidamente o coração do público brasileiro, cansado de pagar por diversas assinaturas.

Enquanto serviços como Netflix, Prime Video e Disney+ ainda dominam a audiência, plataformas gratuitas como Samsung TV Plus e Pluto TV vêm conquistando espaço no coração do público brasileiro. No ranking dos serviços de vídeo mais utilizados em smart TVs no Brasil, a Samsung TV Plus aparece na 9ª posição, à frente da Band e logo atrás de gigantes como MAX, Globoplay e Disney+.

Samsung TV Plus: mais de 100 canais gratuitos

Com mais de 100 canais disponíveis, a Samsung TV Plus se destaca por oferecer uma programação que agrada ao gosto nacional, oferecendo um vasto e variado leque de opções, com conteúdos inesgotáveis 24 horas por dia. “O público brasileiro é apaixonado por novelas, filmes, reality shows e notícias. Tudo isso pode ser encontrado nesses canais gratuitos”, explicou Maria.

Ela ainda destacou que 51% das smart TVs no Brasil são da marca Samsung, o que fortalece a presença da TV Plus no cotidiano dos lares brasileiros. “Mais de 45% das pessoas no Brasil assistem a conteúdos FAST diretamente na smart TV. Isso mostra a importância do ecossistema conectado”, complementou.

Brasil na liderança de crescimento entre países emergentes

A expectativa é que os serviços FAST gerem, globalmente, US$ 12 bilhões em receita até 2029. Só o Brasil deve se tornar o terceiro maior mercado desse segmento no mundo até lá, ficando atrás apenas dos EUA e do Reino Unido — ultrapassando Canadá, Austrália e outros países desenvolvidos.

Segundo Aguete, “se há um lugar onde o FAST cresce de maneira acelerada, esse lugar é o Brasil. Outras regiões estão tentando entender o que está sendo feito aqui para replicar esse sucesso”.

Para Aline Jabbour, diretora Sênior da Samsung TV Plus América Latina, parte significativa do sucesso do modelo no Brasil está justamente na relação do público brasileiro com o entretenimento, bem como com novidades que envolvam o consumo de conteúdos valiosos e que sejam de fácil e rápido acesso:

“Temos uma população que abraça o acesso livre ao entretenimento e temos também um amplo acesso à SmarTVs. Então esse resultado é bem natural. Em se tratando da Samsung TV Plus, vivemos um grande momento que tem se trataduzido como engajamento. E agora o desafio é garantir que os números não caiam, não apenas no consumo dos filmes, das séries, etc, mas assim como em monetização”.

Mais gratuidade, menos serviços de streaming pagos

Outro dado que chama atenção é o declínio no número de assinaturas de serviços pagos no país. De 2,9 para 2,7 serviços por pessoa, indicando uma saturação. “O brasileiro está cansado de pagar por tantas plataformas. É aí que entra o FAST: oferece conteúdo de qualidade, sem assinatura”, observou a especialista Maria Rúa Aguete.

Ela também destacou a oportunidade para anunciantes: “É hora de as marcas abrirem os olhos. Ainda há muito espaço para a criação de novos produtos publicitários dentro dessas plataformas”. 

Diversidade de conteúdo e novas oportunidades

Não são apenas empresas de vídeo que estão entrando no mercado FAST. “Vemos jornais, revistas, empresas de games — todo mundo pode lançar seu canal FAST. É uma oportunidade para todo o ecossistema de mídia e entretenimento”, reforçou Maria.

E os gêneros preferidos? Drama, reality, documentários e notícias. “Mas para ser honesta, tudo funciona em FAST”, brincou.

A revolução do streaming não está apenas na personalização e nos algoritmos. Está também na democratização do acesso. Com a ascensão das plataformas FAST, lideradas pela Samsung TV Plus, o público brasileiro prova que quer — e merece — conteúdo de qualidade sem precisar abrir a carteira.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS