A jornada de ‘Sandman‘ chegará ao fim com a segunda temporada. E em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, o showrunner Allan Heinberg revelou os motivos criativos por trás da decisão de encerrar a elogiada adaptação da obra de Neil Gaiman — mesmo após planejar inicialmente uma trilogia de temporadas.
“Quando reduzimos a história aos elementos centrais do arco emocional de Dream, ficou muito claro que se trata de um homem que adquiriu autoconhecimento e consciência dos próprios erros”, disse Heinberg.
A nova leva de episódios, já disponível na Netflix, adapta principalmente os arcos dos quadrinhos Estação das Brumas e Vidas Breves, e aprofunda a transformação de Morpheus (Tom Sturridge), senhor dos sonhos.
A trama mostra Dream enfrentando o peso de suas ações passadas, como a condenação da rainha Nada ao Inferno e o afastamento de seu filho Orfeu. O ponto culminante da temporada é justamente o sacrifício de Dream para atender ao desejo de seu filho de morrer — uma decisão com consequências devastadoras.
“No final do episódio 6, a escolha é: ‘Você sacrificaria sua vida por seu filho?’ E para Dream, não há outra opção”, explicou Heinberg. “É um gesto de honra, mas também uma tentativa de finalmente ser o pai que ele não foi no passado.”
Heinberg ainda explicou que a decisão de encerrar a série na segunda temporada surgiu após um ajuste de foco: concentrar-se exclusivamente em Dream como protagonista. Embora os quadrinhos tenham estrutura mais antológica — com arcos que acompanham personagens diversos, mesmo sem a presença de Dream —, o showrunner percebeu que a audiência da Netflix preferia seguir uma linha narrativa mais coesa.
“Percebemos que o público precisava de um personagem para acompanhar e torcer do início ao fim. Sempre que desviávamos para outras histórias, o interesse caía.”
A exclusão do arco Um Jogo de Você — centrado na personagem Barbie — foi um divisor de águas. Embora o time de roteiristas tenha tentado por dois meses encontrar um papel relevante para Dream nesse arco, a Netflix sugeriu seguir diretamente de Estação das Brumas para Vidas Breves, o que abriu espaço para adaptar Entes Queridos e os eventos finais dos quadrinhos ainda na segunda temporada.
“Quando tiramos Um Jogo de Você da equação, isso nos deu o espaço necessário para contar Entes Queridos e tudo o que vem depois. Foi um processo orgânico”, explicou o showrunner.
Além dos episódios principais, Heinberg confirmou que haverá um episódio adicional centrado na Morte, interpretada por Kirby Howell-Baptiste. Esse especial servirá como uma despedida simbólica para os fãs da personagem e da série como um todo.
Apesar da comoção dos fãs — que chegaram a especular motivos não criativos para o encerramento —, Heinberg afirma que foi uma decisão pensada e coerente com a estrutura narrativa adotada.
“Sempre imaginei The Sandman como uma série de três temporadas com 11 episódios cada. Mas quando mudamos o foco exclusivamente para Dream, percebemos que podíamos concluir tudo em duas.”
Lembrando que a nova leva de episódios tem estreia marcada para 24 de julho, enquanto o episódio bônus será disponibilizado em 31 de julho.
Assista:
1. Season of Mists
2. The Ruler of Hell
3. More Devils Than Vast Hell Can Hold
4. Brief Lives
5. The Song of Orpheus
6. Family Blood
7. Time and Night
8. Fuel for the Fire
9. The Kindly Ones
10. Long Live the King
11. A Tale of Graceful Ends
12. Death: The High Cost of Living
A nova temporada irá introduzir Orfeu (Ruairi O’Connor), filho de Morfeu (Tom Sturridge), e os deuses nórdicos Odin (Clive Russell), Thor (Laurence O’Fuarain), Loki (Freddie Fox), além de Adrian Lester (Destino), Esmé Creed-Miles (Delírio) e Barry Sloane (Pródigo).
‘Sandman‘ é a criação mais popular de Neil Gaiman e é centrada no ser mítico Sonho, parte de um grupo conhecido como Os Perpétuos ou Os Sem Fim. Como seu nome indica, o protagonista dos quadrinhos reina sobre o mundo dos sonhos. A trama tem início quando ele escapa de seu cativeiro, que durou 70 anos, e encontra seu reino dilapidado nos dias atuais.
O elenco ainda conta com Vivienne Acheapong (Lucienne), Boyd Holbrook (Coríntio), Charles Dance (Roderick Burgess), Asim Chaudhry (Abel), Sanjeev Bhaskar (Cain), Kirby Howell-Baptiste (Morte), Mason Alexander Park (Desejo), Donna Preston (Desespero), Jenna Coleman (Johanna Constantine), Niamh Walsh (Ethel Cripps) e Joely Richardson (Ethel).
Allan Heinberg (‘Mulher-Maravilha’) é o showrunner da série.
O selo de histórias em quadrinhos Vertigo da DC publicou originalmente a série entre 1989 e 1996, com várias séries adicionais chegando em 2009 e entre 2013 e 2015.