Scarlett Johansson e mais 700 artistas assinam manifesto contra o “roubo” de obras por inteligência artificial

spot_img
spot_img
DestaqueScarlett Johansson e mais 700 artistas assinam manifesto contra o "roubo" de obras por inteligência artificial

A atriz Scarlett Johansson uniu forças com mais de 700 profissionais da indústria do entretenimento para exigir que gigantes da tecnologia interrompam o uso não autorizado de obras artísticas no treinamento de modelos de inteligência artificial.

De acordo com o Deadline, Johansson assinou o movimento “Stealing Isn’t Innovation” (Roubar Não é Inovação), da Human Artistry Campaign, que também conta com o apoio de Cate Blanchett e Joseph Gordon-Levitt.

O grupo se manifestou em meio ao crescente debate sobre o uso da IA, acusando gigantes da tecnologia, não nomeados, de “roubo” e exigindo que essas empresas estabeleçam parcerias éticas ao acessar conteúdos artísticos. Essa iniciativa é uma das reações mais coordenadas da comunidade de Hollywood contra a exploração da inteligência artificial.

Entre outros apoiadores estão Vince Gilligan, criador de ‘Breaking Bad’, e Olivia Munn, estrela de ‘Seus Amigos e Vizinhos’, enquanto artistas musicais como MGMT também aderiram. O The New York Times chegou a publicar anúncios destacando a campanha.

Um site dedicado apresenta a lista completa de signatários, acompanhada da seguinte declaração:

“A comunidade criativa dos Estados Unidos é a inveja do mundo, gerando empregos, crescimento econômico e exportações. Mas, em vez de respeitar e proteger esse recurso valioso, algumas das maiores empresas de tecnologia, muitas financiadas por fundos de private equity e outros investidores, estão usando o trabalho de criadores americanos para construir plataformas de IA sem autorização ou respeito às leis de direitos autorais.

Artistas, escritores e criadores de todos os tipos estão se unindo com uma mensagem simples: roubar nosso trabalho não é inovação. Não é progresso. É roubo, simples assim.
Existe uma maneira melhor, por meio de acordos de licenciamento e parcerias. Algumas empresas de IA têm seguido o caminho responsável e ético para obter o conteúdo e materiais que desejam usar. É possível ter tudo: uma IA avançada e em rápido desenvolvimento respeitando os direitos dos criadores”, diz o comunicado.

José Guilherme
José Guilherme
José Guilherme é jornalista formado e apaixonado por boas histórias desde a infância. Atua na cobertura de cultura desde 2023, com foco em cinema, séries e animes. Entusiasta do audiovisual, também valoriza boas conversas tanto quanto grandes narrativas.

Notícias

Atriz revela planos para trilogia CANCELADA da franquia ‘Jogos Mortais’

Em entrevista ao The Direct, Hannah Emily Anderson ('Terror...

Novo thriller de sobrevivência com Brad Pitt ganha data de estreia no Brasil

A Paramount Pictures finalmente anunciou quando o thriller de...

Ex-esposa de George Harrison DETONA cinebiografias dos Beatles: “Não querem saber da verdade”

A franquia cinebiografica dos Beatles, que será comandado pelo diretor Sam Mendes, figura como uma das produções mais aguardadas do cinema.