Marta Kauffman, uma das criadoras de ‘Friends‘, série de TV que foi ao ar entre 1994 e 2004, pretende fazer uma doação de US$ 4 milhões para estudos afro-americanos com a intenção de se desculpar pela falta de representatividade negra na série.
O ato acontece porque a produção. conhecida como uma das maiores sticoms de todos os tempos, foi marcada por um elenco composto de atores predominantemente brancos e quase não existem episódios com atores negros.
Kauffman, que também é criadora de ‘Grace and Frankie‘, quer doar o dinheiro para o Departamento de Estudos Afro-Americanos da Universidade Brandeis, em Boston, Estados Unidos.
Em entrevista ao Los Angeles Times, ela desabafou sobre se sentir envergonhada após críticas ao conteúdo da série: “Aprendi muito nos últimos 20 anos. Admitir e aceitar a culpa não é fácil. É doloroso olhar para você no espelho. Estou envergonhada que não sabia disso 25 anos atrás”.
E completou: “Levou um bom tempo para eu entender o qual internalizado é o sistema racista. Tenho trabalhado muito duro para me tornar uma aliada, uma antirracista. E isso parece ser a maneira que posso participar da discussão do ponto de vista de uma mulher branca”.
“É importante as séries de hoje em dia refletirem a sociedade como ela realmente é. Mas, pela nossa experiência, por nós três, pode ser o que experienciamos quando éramos mais jovens em Nova York. Mas não tínhamos a intenção de ter um elenco só de pessoas brancas. Esse não era nosso objetivo. Obviamente, a química entre os seis atores fala por si só”, conclui.
‘Friends‘ já foi transmitido em dezenas de países e as reprises de seus episódios continuam com boas audiências. O seriado arrecadou seis Prêmios Emmy.