quinta-feira, abril 18, 2024

Se desculpando por antiga falha, criadora de ‘Friends’ doa US$ 4 milhões para estudos afro-americanos

Marta Kauffman, uma das criadoras de ‘Friends‘, série de TV que foi ao ar entre 1994 e 2004, pretende fazer uma doação de US$ 4 milhões para estudos afro-americanos com a intenção de se desculpar pela falta de representatividade negra na série.

O ato acontece porque a produção. conhecida como uma das maiores sticoms de todos os tempos, foi marcada por um elenco composto de atores predominantemente brancos e quase não existem episódios com atores negros.

Kauffman, que também é criadora de ‘Grace and Frankie‘, quer doar o dinheiro para o Departamento de Estudos Afro-Americanos da Universidade Brandeis, em Boston, Estados Unidos.

Em entrevista ao Los Angeles Times, ela desabafou sobre se sentir envergonhada após críticas ao conteúdo da série: “Aprendi muito nos últimos 20 anos. Admitir e aceitar a culpa não é fácil. É doloroso olhar para você no espelho. Estou envergonhada que não sabia disso 25 anos atrás”.

E completou: “Levou um bom tempo para eu entender o qual internalizado é o sistema racista. Tenho trabalhado muito duro para me tornar uma aliada, uma antirracista. E isso parece ser a maneira que posso participar da discussão do ponto de vista de uma mulher branca”.

“É importante as séries de hoje em dia refletirem a sociedade como ela realmente é. Mas, pela nossa experiência, por nós três, pode ser o que experienciamos quando éramos mais jovens em Nova York. Mas não tínhamos a intenção de ter um elenco só de pessoas brancas. Esse não era nosso objetivo. Obviamente, a química entre os seis atores fala por si só”, conclui.

Friends‘ já foi transmitido em dezenas de países e as reprises de seus episódios continuam com boas audiências. O seriado arrecadou seis Prêmios Emmy.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS