quarta-feira, agosto 20, 2025
More
    InícioDestaque'Sem Chão': Soldados israelenses impedem visita de jornalistas a vilarejo na Cisjordânia

    ‘Sem Chão’: Soldados israelenses impedem visita de jornalistas a vilarejo na Cisjordânia

    Uma visita à vila de At-Tuwani, localizada na Cisjordânia e retratada no documentário vencedor do Oscar ‘Sem Chão’ (No Other Land), foi frustrada nesta segunda-feira após soldados israelenses impedirem a entrada de jornalistas no local.

    Segundo o Deadline, a ação fazia parte de uma visita organizada pelos codiretores do filme, Basel Adra e Yuval Abraham, com o objetivo de mostrar a realidade da região marcada por violência de colonos e demolições promovidas pelo exército.

    Adra e Abraham compartilharam um vídeo nas redes sociais mostrando um soldado israelense mascarado ordenando que os jornalistas desocupassem uma área bloqueada por um posto de controle em 10 minutos, sob ameaça de medidas legais.

    No vídeo, Abraham questiona: “Você sabe que eles são jornalistas. Eles vieram ver a destruição em Masafer Yatta, o modo como vocês estão destruindo a comunidade, a violência dos colonos, é perigoso”.

    O soldado justificou a proibição alegando a necessidade de manter a “ordem” na área. Adra rebateu: “Estamos indo para minha casa, ali dentro. Não haverá carros aqui. Qual é o problema? Eles estão indo para minha casa, na minha vila. Por que vocês não impedem os colonos quando eles vêm queimar casas e carros, e atacar as pessoas? Por que só contra os jornalistas, que estão segurando câmeras e celulares? Por quê?”.

    Uma sugestão de um jornalista para que o grupo seguisse a pé, em vez de carro, também foi recusada, com o soldado reiterando que a proibição visava preservar a “ordem”.

    A recusa deixou muitos no grupo perplexos, enquanto o soldado afirmava: “Neste cruzamento, não pode haver jornalistas, nem convidados, nem centenas de pessoas, para manter a ordem na área… neste momento, vocês estão causando perturbação pública”.

    A vila de Adra, que inclui pequenas comunidades como Hafaweh, Mirkez, Jimba e Susya, está localizada no lado palestino da Linha Verde de 1949, na Cisjordânia.

    O futuro dessas vilas está em risco desde que Israel declarou grande parte da área como zona de treinamento militar nos anos 1980, intensificando a pressão sobre os moradores com a construção de assentamentos israelenses ilegais nas proximidades, como Carmel e Ma’on.

    YouTube video

    ‘Sem Chão’ (No Other Land) está disponível no Prime Video. 

    O documentário ‘No Other Land’, que ganhou o Oscar de Melhor Documentário, acompanha a jornada de Basel Adra enquanto ele documenta a devastação em Masafer Yatta e sua comunidade beduína ao longo dos anos, e os esforços do jornalista israelense Yuval Abraham para amplificar essa narrativa.

    O filme estreou mundialmente na Berlinale 2023, onde conquistou o Prêmio do Público e o Prêmio de Melhor Documentário.

    Últimas Notícias