InícioNotícias'Seventeen': Longa de estreia de Justin Ducharme inicia as filmagens e anuncia...

‘Seventeen’: Longa de estreia de Justin Ducharme inicia as filmagens e anuncia elenco


O cineasta e roteirista Justin Ducharme iniciou as filmagens de ‘Seventeen‘, seu primeiro longa-metragem, que promete ser uma representação crua, sensível e profundamente pessoal da vivência de três trabalhadoras sexuais indígenas em Vancouver. A novidade foi divulgada com exclusividade pelo Deadline.

Com um elenco majoritariamente indígena e uma narrativa ambientada ao longo de 17 intensas horas, o projeto já desperta atenção por sua urgência temática e potência representativa.

O filme traz um elenco expressivo, com nomes como Nizhonniya Austin (‘The Curse‘), Taio Gelinas (‘O Último Mestre do Ar‘), Kaniehtiio Horn (‘Reservation Dogs‘), Shannon Baker (‘Bones of Crows‘) e a estreante Aalayna, cantora, modelo e ativista pelos direitos humanos.



A história segue três mulheres cujos caminhos se cruzam por acaso, por relações passadas e pela vivência compartilhada de deslocamento familiar e colonial. No centro da trama está a ideia de sobrevivência, comunidade e soberania sexual indígena, temas centrais no trabalho do diretor, que é membro da comunidade Métis de St. Ambroise, em território do Tratado 1, no Canadá.

“Este projeto foi desenvolvido com o apoio e a inclusão da minha comunidade indígena urbana e de trabalhadores sexuais aqui nestes territórios costeiros salish não cedidos”, afirmou Ducharme, destacando a importância de contar essa história a partir de uma vivência real.

O diretor é também um ex-trabalhador sexual e tem explorado as interseções entre intimidade, identidade queer e resistência indígena em obras anteriores como os curtas Positions e The Dancer, e a série web KIN.

Completam o elenco Renae Morriseau (‘Arquivo X‘), Joel Oulette (‘Nancy Drew‘), Umar Farooq Khan (‘The Night Agent‘), Mathias Retamal (‘Firefly Lane‘) e Ray G. Thunderchild (‘Night Raiders‘).

Seventeen‘ está sendo produzido pelas companhias Your Boy Productions e Experimental Forest Films, com Ducharme dividindo a produção com Tyler Hagan (The Body Remembers When The World Broke Open) e Olivia Marie Golosky (pîķîwî).

A fotografia é assinada por Tucker Anderson, e a trilha sonora é de Branton Olfert.

O longa tem respaldo de programas prestigiados como o Native Film Lab do Sundance Institute, o Filmmaker Lab do TIFF (2022) e o recente Every Story Accelerator (2024), também do TIFF, o que reforça sua projeção internacional e o interesse crescente por narrativas indígenas feitas por cineastas indígenas.

Sem previsão de estreia, ‘Seventeen‘ deve estrear em festivais em 2026 — e desde já desponta como uma das obras mais aguardadas do cinema indígena contemporâneo.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS