Simon Cowell, jurado do The X Factor e criador da banda One Direction, se pronunciou pela primeira vez sobre a morte de Liam Payne, que faleceu aos 31 anos.
Embora tenha expressado tristeza com o ocorrido, a resposta do produtor gerou polêmica nas redes sociais, com diversas críticas sobre o impacto que o programa teve na vida do cantor e em sua saúde mental.
“Você nunca sabe como realmente se sente sobre alguém até que algo acontece. Liam, estou arrasado, de coração partido e me sentindo vazio. Quero que você saiba o quanto te admirei e respeitei”, declarou Cowell em seu perfil no X.
Liam participou do The X Factor duas vezes: a primeira, aos 14 anos, sem sucesso, e depois retornou dois anos mais tarde, quando foi colocado no One Direction, junto com Louis Tomlinson, Zayn Malik, Harry Styles e Niall Horan.
Cowell relembrou esse momento, destacando a persistência e o talento de Payne.
“Fizemos uma promessa de que nos encontraríamos de novo, e você voltou, e o mundo rapidamente conheceu o talento que você tinha”, escreveu.
O produtor também mencionou um encontro recente que teve com o cantor, afirmando que Liam Payne o visitou no ano passado. Simon destacou que o astro estava orgulhoso de ser pai.
Apesar das palavras de afeto, muitos fãs e críticos associaram os problemas de Liam com o ambiente nos bastidores do The X Factor.
“Esse homem explorou aqueles garotos por anos. Ele é o verdadeiro culpado”, disse um de seus seguidores.
A cantora Katie Waissel, também ex-participante do The X Factor, criticou duramente a empresa de Cowell, Syco Entertainment, responsabilizando-a por não cuidar adequadamente dos artistas.
Waissel ainda pediu uma investigação e defendeu a criação de leis que priorizem a saúde mental das pessoas da indústria musical.
“A morte de Liam destaca a urgência de mudanças na indústria musical. Precisamos de uma investigação imediata sobre a Syco por negligência e falta de cuidado com seus artistas”, escreveu Katie.
De acordo com o Daily Mail, pouco antes de sua morte, Liam Payne afirmou, para uma mulher chamada Rebecca, que estava “ferrado” por ter participado de uma boy band.
Liam Payne faleceu aos 31 anos, na última quarta-feira (16), em Buenos Aires, Argentina. Payne caiu do terceiro andar do Hotel Casa Sur Palermo.
Recentemente, os outros ex-membros do One Direction, prestaram homenagem ao amigo por meio de emocionantes postagens no Instagram, além de uma mensagem na conta oficial da banda.
Em seu Instagram, Harry Styles lamentou a morte de Liam e compartilhou um emocionado depoimento.
“Estou verdadeiramente devastado pela perda do Liam.
Sua maior alegria era fazer as outras pessoas felizes, e foi uma honra estar ao seu lado enquanto ele fazia isso. Liam vivia intensamente, com o coração na mão, e tinha uma energia contagiante. Ele era caloroso, solidário e incrivelmente amoroso. Os anos que passamos juntos serão sempre lembrados como alguns dos mais preciosos da minha vida. Sentirei sua falta para sempre, meu querido amigo.
Meu coração dói por Karen, Geoff, Nicola e Ruth, seu filho Bear, e por todos ao redor do mundo que o conheceram e o amaram, assim como eu.
— Harry”.
Ver essa foto no Instagram
Louis Tomlinson também lamentou:
“Sinto-me muito sortudo por ter você em minha vida, mas estou realmente lutando contra a ideia de dizer adeus. Estou muito grato por termos nos aproximado ainda mais desde a banda, falar ao telefone por horas, relembrar todas as milhares de memórias incríveis que tivemos juntos é um luxo que pensei que teria com você para o resto da vida. Eu adoraria dividir o palco com vocês novamente, mas não foi assim.
Quero que você saiba que se Bear precisar de mim, serei o tio que ele precisa em sua vida e contarei histórias de como seu pai era incrível.
Eu gostaria de ter a chance de me despedir e dizer mais uma vez o quanto eu te amava.
Payno, meu garoto, um dos meus melhores amigos, meu irmão, eu te amo, cara. Durma bem”.
Ver essa foto no Instagram
Niall Horan também lamentou a perda do artista.
“Estou absolutamente devastado com a morte do meu incrível amigo, Liam. Simplesmente não parece real.
Liam tinha uma energia contagiante pela vida e uma paixão pelo trabalho que iluminava qualquer ambiente. Ele sempre fazia todos se sentirem felizes e seguros.
As risadas que tivemos ao longo dos anos, muitas vezes sobre as coisas mais simples, continuam voltando à minha mente em meio à tristeza. Tivemos a chance de viver nossos sonhos mais loucos juntos, e vou valorizar cada momento que compartilhamos para sempre. O laço e a amizade que construímos são raros em uma vida.
Sinto-me muito afortunado por tê-lo visto recentemente. Infelizmente, não sabia que, após me despedir e abraçá-lo naquela noite, estaria dizendo adeus para sempre. É de partir o coração. Meu amor e condolências vão para Geoff, Karen, Ruth, Nicola e, claro, seu filho Bear.
Obrigado por tudo, Payne. Te amo, irmão.
— Niall”.
Ver essa foto no Instagram
Zayn Malik, por sua vez, escreveu:
“Liam, me peguei falando em voz alta com você, esperando que você pudesse me ouvir. Não posso deixar de pensar, de forma egoísta, que havia muitas outras conversas que nós deveríamos ter tido em nossas vidas. Nunca consegui agradecê-lo por me apoiar em alguns dos momentos mais difíceis da minha vida.
Quando eu estava com saudades de casa, com 17 anos, você sempre estava lá com um prospecto positivo e me reassegurando um sorriso, deixando eu saber que você era meu amigo e que eu era amado.
Apesar de você ser mais novo do que eu, sempre foi mais sensato, você era decidido, com opinião própria, e não dava a mínima para dizer às pessoas quando elas estavam erradas. Mesmo nós temos discutido por causa disso algumas vezes, secretamente sempre respeitei você por isso.
Em relação à música, Liam, você era o mais qualificado em todos os aspectos. Não conhecia nada em comparação, eu era uma criança sem experiência e você já era um profissional. Sempre fiquei feliz em saber, não importava o que acontecia nos palcos, sempre podíamos contar com você para saber em que direção seguir.
Perdi um irmão quando você nos deixou e não consigo explicar a você o que eu daria para te dar um último abraço e dizer adeus a você da maneira certa – e te dizer que eu sempre te amei e te respeitei com carinho. Vou guardar todas as memórias que tenho com você em meu coração, para sempre. Não há palavras que justifiquem ou expliquei como eu me sinto agora além de devastado. Espero que, onde quer que você esteja, você esteja bem e em paz. E você sabe o quão amado era.
Te amo irmão”.
Ver essa foto no Instagram
Os artistas assinaram um comunicado conjunto lamentando a morte de Liam, que foi compartilhado no Instagram do One Direction.
“Estamos completamente devastados pela notícia do falecimento do Liam. Com o tempo, quando todos estiverem prontos, teremos mais a dizer. Mas, por agora, precisamos de um tempo para lamentar e processar a perda do nosso irmão, a quem amávamos profundamente.
As memórias que compartilhamos com ele serão eternamente valorizadas. Neste momento, nossos pensamentos estão com sua família, amigos e os fãs que o amavam junto conosco.
Sentiremos sua falta imensamente.
Nós te amamos, Liam.
Louis, Zayn, Niall e Harry”.