Não só estamos em dezembro, como o Natal está virando a esquina nesse momento. Sim, querido leitor, para quem duvida, o ano já acabou. O Rei Roberto Carlos já foi descongelado, Simone poderá ser ouvida cantando que já é Natal e, claro, já podemos nos encher de Panetone. Para os cinéfilos, é hora de assistir mais uma vez a ‘Esqueceram de Mim’, o filme absoluto desta época do ano. Quem sabe trocar por ‘Esqueceram de Mim 2’ para dar uma variada. Ou será que é sinônimo de azar um ano inteiro?
É claro que temos muitos outros filmes natalinos, que todo fim de ano buscam um lugar ao sol. Por exemplo, a rede Globo escolheu passar recentemente na Sessão de Sábado ‘O Grinch’, com Jim Carrey, que se tornou um cult para a época. A mesma emissora reprisou recentemente também, ‘Um Natal Muito, Muito Louco’, outro que já virou figurinha carimbada neste período.
Aqui, nesta nova matéria misturaremos o Natal com a nostalgia (e tem coisa melhor?), e voltaremos lá para os anos 2000, época que para grande parte do público significou o primeiro contato com os filmes e o cinema. Aqui, selecionamos nada menos do que 20 filmes, dos mais variados gêneros e tipos, que achamos perfeitos para a data. Confira.
Simplesmente Amor
Cada geração possui os seus filmes favoritos. E se ‘Esqueceram de Mim’ ainda surge como o filme definitivo do Natal, para as gerações mais novas as escolhas são outros. Como, por exemplo, o romântico ‘Simplesmente Amor’, um filme natalino inglês que se tornou cult para a geração dos anos 2000. Com um grande elenco, temos diversas histórias passadas no fim de ano, com direito a muita neve e chocolate quente.
O Grinch
Jim Carrey rouba a cena nessa adaptação em live-action do conto infantil do Dr. Seuss. Uma grande produção de Ron Howard, com maquiagem e cenários incríveis, a história centra em uma criatura verde que foi maltratada na infância por ser diferente e passou a odiar tudo e todos, principalmente a época mais feliz do ano: o Natal.
Um Duende em Nova York
Jim Carrey foi o comediante sensação dos anos 90. Seu sucessor nos anos 2000 foi Will Ferrell, o humorista mais popular da década seguinte. E se Carrey fez seu filme de Natal com ‘O Grinch’; Ferrell também faria o seu, três anos depois, com ‘Um Duende em Nova York’ – cult absoluto para os americanos, sobre um humano criado como um Duende do Papai Noel, voando para Nova York a fim de descobrir suas verdadeiras origens.
O Amor Não Tira Férias
Os filmes de Natal costumam ser mirados para toda a família, com uma temática considerada, de certa forma, infantil. Ou seja, pode ser consumido por todos os públicos. Mas existem também aqueles filmes natalinos mais adultos, em geral voltados ao gênero do romance, comédias ou dramas familiares. ‘O Amor Não Tira Férias’ se encaixa no primeiro item, e três anos depois continuava o clima de ‘Simplesmente Amor’. Duas amigas resolvem trocar de casa na época do Natal. Uma americana (Cameron Diaz) vai para a Inglaterra, e uma inglesa (Kate Winslet) vai para os EUA.
O Expresso Polar
Clássico moderno da animação que se tornou um grande favorito para a data. Aqui temos um filme do mesmo diretor da trilogia ‘De Volta para o Futuro’ e ‘Forrest Gump’. Na véspera do Natal, a mais importante viagem de todas é a bordo do Expresso Polar, um trem que leva diretamente ao Papai Noel. Um menino embarca nessa jornada e no caminho descobrirá o verdadeiro sentido do Natal.
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Talvez nenhuma outra franquia do cinema seja tão natalina quanto Harry Potter. Todos os filmes são indicados para a data, mas com certeza o primeiro é o que possui o clima mais família, onde o risco era menor e a magia da descoberta era maior. Neve, corujas, presentes, castelos, lareiras, comidas especiais, amizade. Tudo no filme remete imediatamente ao conforto que a data possui no imaginário popular.
Um Natal Muito, Muito Louco
Os anos 2000 estão repletos de filmes que se tornaram pedidas certas para a época do Natal. Um deles é ‘Um Natal Muito, Muito Louco’, que virou campeão de reprises na TV aberta brasileira. Tim Allen e Jamie Lee Curtis vivem um casal planejando uma viagem de cruzeiro a um paraíso tropical após a filha deixar a casa para ir à faculdade. O problema é que sua vizinhança acha um ultraje este abandono da costumeira celebração no bairro, e a troca do frio pelo calor.
Tudo em Família
Outro que virou sinônimo com o Natal é ‘Tudo em Família’, que conta com um destes elencos enormes, que não imaginamos como conseguiu ser reunido em tela. O resumo da trama é: Dermot Mulroney resolve levar sua esnobe namorada Sarah Jessica Parker para passar o Natal com sua excêntrica e problemática família. É claro que mundos irão colidir. No elenco: Diane Keaton, Rachel McAdams, Claire Danes e Luke Wilson.
Papai Noel às Avessas
Aqui temos um filme de Natal politicamente incorreto, para os que querem ver algo diferente na data. Quem estrela é Billy Bob Thornton, na pele de um vigarista, que resolve bolar um esquema e realizar um assalto na noite de Natal. Para isso, ele arruma uma fantasia de Papai Noel e um bico no shopping para o disfarce. Mas um menino irá se afeiçoar a ele.
Os Fantasmas de Scrooge
Aqui temos praticamente a junção de outros dois filmes da lista. Protagonizando temos Jim Carrey, em seu segundo filme natalino infantil na mesma década, depois de ‘O Grinch’. Segundo, temos o mesmo estúdio de animação de captura de movimento que fez ‘O Expresso Polar’, e o mesmo diretor (Robert Zemeckis). Aqui o diretor resolve adaptar em uma nova versão o conto clássico de Charles Dickens, ‘Um Conto de Natal’.
Surpresas do Amor
Sabe aquela história dos títulos em português que não tem nada a ver com os títulos originais. Pois bem, ‘Four Christmases’, ou ‘Quatro Natais’ tem muito mais a ver com a proposta do filme. Reese Witherspoon e Vince Vaughn são um casal que decidem passar um pouco do Natal na casa de seus pais. O problema é que os pais de ambos são separados. Assim, eles terão que ir no pai dele (Robert Duvall), na mãe dele (Sissy Spacek), no pai dela (Jon Voight) e na mãe dela (Mary Steenburgen).
Um Homem de Família
‘Um Conto de Natal’ já rendeu todo tipo de adaptação para o cinema. ‘Um Homem de Família’ é um dos mais legais. Na trama, Nicolas Cage é um rico homem de negócios, que só pensa em trabalho. Solteiro e sem tempo para sua vida social, ele imagina como seria se tivesse casado com sua namoradinha de colégio. E como num passe de mágica, ele acorda casado com ela, papel de Téa Leoni.
Meu Papai é Noel 2
Na lista dos filmes de Natal dos anos 90 que estão bombando nessa temporada, tratei de incluir ‘Meu Papai é Noel’, filme no qual Tim Allen precisa substituir o Papai Noel. Oito anos depois chegava a continuação, na qual Allen voltava ao seu posto como o bom velhinho. Porém, em uma nova cláusula não lida, ele agora precisa se casar e eleger sua própria Mamãe Noel.
Um Natal Brilhante
Uma tradição muito forte nos EUA na época de Natal é enfeitar sua casa com luzes brilhantes e muita decoração. Lá é a terra do capitalismo e consumismo máximo, então podemos esperar toda a extravagância possível. Esse costume chegou ao Brasil também. E ele é o mote para esta comédia, que traz dois vizinhos (Danny DeVito e Matthew Broderick) disputando o título de casa mais iluminada da vizinhança.
As Crônicas de Nárnia
Como dito alguns itens acima, a franquia mais voltada ao Natal dos últimos anos é sem dúvida ‘Harry Potter’. Os filmes do bruxinho conseguem capturar o clima da data. É claro que com o passar dos filmes as coisas vão ficando mais intensas. Mas existe outra franquia que chega em segundo. Falamos de ‘As Crônicas de Nárnia’, a alegoria cristã de C.S. Lewis. Ou seja, até as mensagens nele contidas tem tudo a ver com o Natal. Enquanto não ganhamos a reimaginação de Greta Gerwig, o original dá conta do recado. Pena que a franquia não teve força para passar do terceiro nas telonas.
Titio Noel
Vince Vaughn volta em mais um filme natalino aqui na lista. No entanto, este ‘Titio Noel’ foi lançado no ano anterior de ‘Surpresas do Amor’. A sacada aqui é apresentar pela primeira vez o famigerado Fred, o irmão zoeiro do Papai Noel. O bom velhinho, assim como todos nós, é gente da gente. E embora seu trabalho seja honesto e honrado, ele possui um irmão mais velho inconsequente e farrista. Fred Claus (Vaughn) chega ao Polo Norte para tirar a vida de Santa Claus (Paul Giamatti) dos trilhos.
Meu Papai é Noel 3
Quatro anos depois do segundo filme, a Disney apostava novamente em trazer Tim Allen como o substituto do bom velhinho. Desta vez, enfrentando seu maior desafio até agora. Jack Frost, o Rei do Gelo (papel de Martin Short) resolve sequestrar o Natal para ele – jogando o Papai Noel para escanteio. Depois deste filme, a Disney resolveu levar a história para uma série de TV atual no Disney+.
Sobrevivendo ao Natal
Até mesmo o vencedor do Oscar Ben Affleck entrou na onda dos filmes natalinos. Ele vive um yuppie infeliz e solitário, que resolve resgatar sua infância com um plano para lá de bizarro. Ele decide passar o Natal na casa em que morou quando era criança. Só tem um grande problema: uma outra família está morando lá – formada por James Gandolfini, Catherine O’Hara e Christina Applegate. O sujeito então tem a brilhante ideia de pagar para que a família aceite embarcar nessa viagem com ele, e recriar suas memórias no local.
Oito Noites de Loucura
O que esperar de um filme natalino estrelado pelo rei do escracho Adam Sandler? Um dos filmes mais bizarros para a época. Para começar, aqui temos uma animação totalmente incorreta, em que Sandler dubla diversos personagens, incluindo o protagonista, desenhado nas formas do ator. Como o personagem é judeu, e os judeus não celebram o Natal e sim o Hanukkah, podemos dizer que essa é a primeira animação de um grande estúdio sobre a data.
Apenas Amigos
Finalizando a matéria, agora temos um filme com o renovado Ryan Reynolds, um dos maiores astros de Hollywood na atualidade. Reynolds tem diversas empresas e vai enriquecendo como quem bebe água. Dizem até que o cinema virou sua segunda fonte de renda. Seja como for, ele acabou de ganhar mais de um bilhão de dólares com ‘Deadpool e Wolverine’. Mas o sujeito já está na luta há muito tempo, e antes de virar um astro, era apenas um ator de comédias. Como esta, em que vive um sujeito voltando para a casa de sua família para o Natal, agora bem-sucedido e em ótima forma física. Acontece que no passado ele foi um gordinho apaixonado por uma menina que não lhe dava muita bola. As coisas agora vão mudar.