InícioDestaqueSindicato dos atores CONDENA criação de Tilly Norwood, a primeira atriz feita...

Sindicato dos atores CONDENA criação de Tilly Norwood, a primeira atriz feita por IA


O sindicato dos atores SAG-AFTRA manifestou-se de forma veemente contra a criação de Tilly Norwood, a primeira “atriz de IA”, desenvolvida por Eline Van der Velden. O sindicato recusou-se a reconhecer a criação como uma atriz, condenando o uso de trabalho não autorizado.

O SAG-AFTRA emitiu uma declaração taxativa sobre Tilly Norwood: “Para deixar claro, ‘Tilly Norwood’ não é uma atriz, é uma personagem gerada por um programa de computador que foi treinado com o trabalho de inúmeros profissionais, sem permissão ou compensação. Ela não tem experiência de vida da qual tirar inspiração, não tem emoção e, pelo que vimos, o público não está interessado em assistir a conteúdo gerado por computador que esteja desvinculado da experiência humana”.

Criadora de Tilly Norwood defende primeira atriz de IA: “Ela não é uma substituta”



O sindicato argumentou que a IA não resolve problemas, mas sim cria um ao roubar performances e desvalorizar a arte dos atores humanos.

“Isso não resolve nenhum ‘problema’, na verdade, cria um: o uso de performances roubadas para tirar o trabalho de atores, colocando em risco seus meios de subsistência e desvalorizando a arte humana”, afirmou o comunicado.

“Os produtores signatários devem estar cientes de que não podem usar artistas sintéticos sem cumprir nossas obrigações contratuais, que exigem aviso e negociação sempre que um artista sintético for usado”, concluiu.

BIZARRO! Agentes de Hollywood querem assinar atriz criada por IA

Tilly Norwood foi lançada de forma discreta no início de 2025, com perfis no TikTok, Instagram e YouTube, antes de Van der Velden anunciar oficialmente o estúdio de talentos de IA Xicoia na semana passada.

A polêmica cresceu após um painel no Zurich Summit, evento focado na indústria do cinema, revelar que agentes de talentos estavam considerando representar Tilly como uma cliente real.

Atores como Melissa Barrera, Kiersey Clemons e Toni Collette manifestaram seu descontentamento nas redes sociais, e alguns chegaram a sugerir um boicote a agências que trabalharem com personagens gerados por IA.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS