O Sindicato dos Atores (SAG) anunciou nesta quinta-feira (13) uma greve contra a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP). A decisão foi tomada em votação unânime pelo sindicato e passa a valer a partir da meia noite desta sexta-feira (14).
A greve foi motivada por uma série de questões, incluindo aumentos salariais, benefícios e o uso de inteligência artificial (IA) na produção de filmes e programas de televisão. O SAG afirma que os estúdios estão lucrando muito com o streaming e a IA, mas não estão dividindo a riqueza com os atores.
A greve deve ter um impacto significativo na indústria do entretenimento. Muitos filmes e programas de televisão serão adiados ou cancelados, e os atores e outros profissionais do setor podem perder salários.
O SAG e a AMPTP estão atualmente em negociações, mas não houve progresso significativo até o momento. A greve deve continuar até que as duas partes cheguem a um acordo.
Screen Actors Guild President Fran Drescher announces an actors strike and rips the Alliance of Motion Picture and Television Producers:
“They plead poverty … when giving hundreds of millions of dollars to their CEOs … Shame on them. They stand on the wrong side of history.” pic.twitter.com/X3gcrYmUq6
— The Recount (@therecount) July 13, 2023
Vale lembrar que os atores não poderão, além de trabalharem em produções, participarem de eventos de divulgação de seus projetos. Filmes como ‘Barbie‘ e ‘Oppenheimer‘ terão sua divulgação afetada, mas suas datas de lançamento permanecem a mesma.
Reality Shows podem continuar a serem gravados, e animações também podem continuar a serem produzidas, desde que não haja o envolvimento de atores durante o processo.