sexta-feira, abril 26, 2024

Sombra e Ossos | Um guia completo para a nova e ambiciosa série da Netflix

Em mais uma empreitada original, a Netflix apostou suas fichas em uma série sobrenatural e repleta de magia intitulada ‘Sombra e Ossos’. Inspirada na saga assinada por Leigh Bardugo, a narrativa é ambientada em um continente dividido em dois – Ravka e Kerch, dois territórios divididos por uma misteriosa Dobra (um amontoado de nuvens negras intransponíveis habitadas por criaturas voadoras mortais que não distinguem soldados de civis).

Guiado por um barril de pólvora que prenuncia uma guerra civil, existem dois tipos de humanos que habitam esse universo: os Grisha, que possuem a habilidade de manusear os elementos naturais (ar, fogo, terra, água, sangue) ou de alterar a realidade (como os Artesãos); e os mortais, que não foram presenteados com tais habilidades.

No centro de tudo isso, existe uma jovem garota cartógrafa chamada Alina Starkov; sem pais e nunca tendo sentido que pertenceu a algum lugar, ela tem um melhor amigo chamado Malyen Oretsev, com quem frequentou o orfanato até a maioridade e tentar fazer algo de sua vida. Entretanto, as coisas mudam totalmente de caminho quando ela descobre ser Grisha e, mais do que isso, uma Conjuradora do Sol, que pertence à rara ordem Etherealki, considerada não apenas extinta, mas uma lenda que atravessava gerações. É a partir daí que Alina descobre ter um destino muito maior do que acreditava estar predestinada.

Entre inúmeras classes, protagonistas e coadjuvantes que se espalham nos três romances de Bardugo, a produção da gigante do streaming visa adaptar apenas o primeiro volume, que empresta seu nome ao título. E, para te ajudar a conhecer esse convidativo panteão da literatura fantástica, o CinePOP preparou um breve guia apresentando os personagens principais da série e as localidades de maior importância (ao menos por ora).

Confira:

PERSONAGENS

ALINA STARKOV

Intérprete: Jessie Mei Li

Personagem central de ‘Sombra e Ossos’, Alina Starkov é descrita como uma magra e doentia garota cuja etnia é alvo de preconceitos entre Ravka, principalmente por sua descendência shu (relacionado, provavelmente, aos asiáticos do nosso mundo). Ao descobrir ser a Conjuradora do Sol e utilizar seus poderes Grisha, ela fica mais saudável e transforma-se na única pessoa a conseguir destruir a Dobra e seus habitantes, os volcras (criaturas aladas que se alimentam de qualquer um que ouse entrar em seus domínios).

MALYEN “MAL” ORETSEV

SHADOW AND BONE (L to R) ARCHIE RENAUX as MALYEN ORETSEV of SHADOW AND BONE Cr. DAVID APPLEBY/NETFLIX © 2021

Intérprete: Archie Renaux

Não deixe de assistir:

Mal é o melhor amigo e o mais antigo de Alina, além de se tornar a sua primeira paixão no decorrer dos livros. Apesar de terem morado juntos no Orfanato de Keramzin, ambos se separaram por um breve período antes de se reencontrarem. Em virtude de seu invejável talento como rastreador, ele se consagrou como soldado do Primeiro Exército e, mais tarde, de salvar Alina das terríveis garras do sedutor e desconfiável Aleksander Morozova (também conhecido como Darkling).

GENERAL KIRIGAN/ALEKSANDER MOROZOVA/DARKLING

SHADOW AND BONE (L to R) BEN BARNES as THE DARKLING / GENERAL KIRIGAN of SHADOW AND BONE Cr. COURTESY OF NETFLIX © 2021

Intérprete: Ben Barnes

O principal antagonista dos romances, Aleksander Morozova, adota o codinome de General Kirigan e se passa por um defensor dos Grisha e um exímio guerreiro dotado do manejo das sombras – aliás, apenas sua família de sangue consegue manipular tal elemento e, por essa razão, é apelidado “carinhosamente” de Darkling. Manipulador e perigoso, Aleksander foi o responsável por criar a Dobra e, com ela, os volcras; diferente do que todos acreditam, ele não pretende destruí-la, mas sim aumentá-la e utilizá-la como arma contra aqueles que vierem atrás dos seres mágicos.

ZOYA NAZYALENSKY

Intérprete: Sujaya Dasgupta

Zoya começa como uma forte personagem que também a habilidade de manusear o ar, insurgindo como peça fundamental tanto do Segundo Exército quanto do séquito pessoal de Aleksander (isso é, sem saber de suas reais intenções). Ela despreza a relação de Alina e de Mal, bem como da desconcertante presença da heroína principal por sua falta de habilidades. Eventualmente, ela vira sua aliada e, com o decorrer dos livros, rainha de Ravka, líder dos Etherealki e uma mulher extremamente poderosa que conjura o vento, a água e o fogo, além de ter uma inclinação para Artesã.

GENYA SAFIN

Intérprete: Daisy Head

Uma das primeiras confidentes de Alina, Genya Safin é uma Grisha que trabalha no Pequeno Palácio, a principal estrutura executiva de Ravka. Caracterizada como uma Artesã, sua principal habilidade é a de mudar a aparência das pessoas, ela se torna aliada da protagonista e tenta protegê-la dos males que a perseguem – ainda que carregue um segredo terrível que pode destruir a confiança entre as duas.

KAZ BREKKER

Intérprete: Freddy Carter

Kaz é um garoto prodígio que vive do outro lado da Dobra, Kirch, mais precisamente no epicentro do submundo do crime. Líder d’Os Corvos, o personagem é sagaz e sempre está um passo à frente de todo mundo, apesar das limitações físicas que o forçam a usar uma bengala. Construído como um anti-herói, ele vê seus valores testados constantemente quando é contratado para raptar Alina de Ravka e trazê-la para o outro lado do mundo.

INEJ GHAFA

SHADOW AND BONE (L to R) AMITA SUMAN as INEJ GHAFA of SHADOW AND BONE Cr. DAVID APPLEBY/NETFLIX © 2021

Intérprete: Amita Suman

Também pertence aos Corvos, Inej é a melhor espiã de Ketterdam, capital de Kerch, e começou sua vida trabalhando como meretriz de um bordel conhecido como Menagérie, após ser raptada e afastadas dos pais e do irmão. Em uma constante jornada para provar seu valor, Inej transformou-se em uma sombra silenciosa e mortal versada em facas e em lutas que a impedem de ser detectada por qualquer um. Apesar de ser criticada por Kaz em virtude de sua visão religiosa, ela também acredita no poder da Conjuradora do Sol, com esperança de que Alina possa salvá-los.

JESPER FAHEY

SHADOW AND BONE (L to R) KIT YOUNG as JESPER FAHEY inSHADOW AND BONE Cr. ATTILA SZVACSEK/NETFLIX © 2021

Intérprete: Kit Young

Escondendo um segredo que pode mudar o modo como os companheiros o enxergam, Jesper é um jovem que cruzou o mundo para estudar, ao menos a princípio. Destemido, sarcástico e com fraco por flertar com garotos bonitos, Jesper manuseia uma arma como ninguém e não deixa que ninguém lhe diga o que fazer – com exceção de Kaz e Inej, que lhe acolheram para os controversos Corvos.

NINA ZENIK

Intérprete: Danielle Galligan

Parte do Segundo Exército antes de ser raptada em uma armadilha, Nina é uma Sangradora e foi construída com uma personalidade adorável, exagerada e hilária. Apaixonada por doces, ainda mais waffles, ela é charmosa e, como se não bastasse, tem aptidões extraordinárias para a linguística e para a atuação – e se sente ameaçar por uma droga misteriosa que aumenta as habilidades dos Grisha para níveis destrutivos.

MATTHIAS HELVAR

Intérprete: Calaham Skogman

Matthias é um drüskelle, um caçador de Grisha de Fjerda, um dos vários países que cercam Ravka. Foi ele, inclusive, que sequestrou Nina e planejou executá-la – ao menos até ambos serem alvos de um trágico naufrágio. Apesar de sua sede de vingança e de seu desprezo pelos humanos mágicos, ele e Nina começam a se apaixonar um pelo outro.

BAGHRA

Intérprete: Zoë Wanamaker

Baghra é a mãe do Darkling e, assim como o filho, tem a capacidade de invocar as sombras. Nos livros, ela foi tratada como um monstro quando criança e, por inveja, acabou assassinando a própria irmã. Após o surgimento da Dobra, Baghra foi escalada como a dura e repreensiva tutora de Alina, tendo como objetivo torná-la forte o bastante para destruir a barreira entre as duas comunidades.

LOCALIDADES

RAVKA

Ravka é uma monarquia comandada pela família real Lantsov. Eles são protegidos por dois exércitos: o Primeiro, que é composto por soldados não Grisha (também conhecidos como otkazat’sya), e o Segundo, que estende-se por uma legião de seres mágicos. Tendo Os Alta como capital, o reino também é lar de diversos membros da tribo Suli e foi inspirado pelo império czarista russo do começo do século XIX (como pode ser notado pelas vestimentas que emulam os uniformes do país).

KERCH

Tendo Ketterdam como sua movimentada e misteriosa capital, Kerch é conhecido como o centro de todo o comércio internacional, principalmente por estar localizado com abertura para o Mar Verdadeiro. Conhecido por uma posição neutra nas questões político-econômicas do globo, o território é separado de Ravka pela Dobra e é inspirado na república holandesa do século XVIII, com certas influências de Nova York, Las Vegas e da Londres vitoriana.

FJERDA

Fjerda é a nação mais ao norte da fronteira de Ravka e é pincelada com inúmeras cadeias montanhosas. Seus habitantes perseguem os Grisha como demônios perigosos que precisam ser exterminados, não pedindo esforços para completar missões de assassinato e hostilidade. Baseado na Escandinávia, o território traz inúmeros elementos da cultura nórdica, incluindo vestimentas e economia.

Os outros territórios de ‘Sombra e Ossos’ incluem Novyi Zem, Shu Han e Wandering Isle, que não aparecerão na primeira temporada da série.

A temporada de estreia é composta por oito episódios de uma hora cada e será lançada no dia 23 de abril de 2021.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS