A corrida pelo Oscar 2026 já está a todo vapor. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas começou a divulgar seus pré-finalistas para a disputa pela estatueta, e o Brasil aparece com força entre os destaques deste ano.
Um dos principais nomes é o do brasileiro Adolpho Veloso, apontado como um dos finalistas na premiação.
Adolpho Veloso está entre os pré-indicados ao Oscar 2026 na categoria de Melhor Direção de Fotografia, pelo trabalho no filme ‘Sonhos de Trem’. Caso a indicação se confirme, ele se tornará o primeiro brasileiro a conquistar uma nomeação nessa categoria.
Além de Veloso, outras produções nacionais também aparecem entre os pré-finalistas da Academia. O filme ‘O Agente Secreto’, os documentários ‘Yanuni’ e ‘Apocalipse nos Trópicos’, além do curta-metragem ‘Amarela’, foram igualmente apontados como fortes candidatos ao Oscar.
‘Sonhos de Trem’ já está disponível na Netflix.
Crítica | Train Dreams: Drama histórico do diretor de ‘Sing Sing’ é um convite ao extraordinário
O longa é uma adaptação do livro homônimo de Denis Johnson e acompanha a jornada de Robert Grainer, um homem comum que trabalhava como diarista. Em meio ao luto pela perda da família, Grainer precisa se adaptar à vida no Oeste Americano no início do século XX.
Clint Bentley assina a direção do longa e também foi responsável pelo roteiro, ao lado de Greg Kwedar. Os dois cineastas colaboraram recentemente no roteiro indicado ao Oscar por Sing Sing.
Joel Edgerton, Felicity Jones, Will Patton, William H. Macy, John Diehl, Paul Schneider, Nathaniel Arcand e Nathaniel Arcand.
