Pela primeira vez em sua história, a Pixar apresentará ao mundo o seu protagonista negro, na aguardada animação intitulada ‘Soul‘.
Estrelada por Jamie Foxx, a produção aborda com delicadeza a história de um professor de música chamado Joe e a importância da valorização da vida.
E durante uma entrevista ao portal ComicBook.com, os diretores do longa, Pete Docter e Kemp Power, falaram sobre a importância que esse já emblemático personagem possui não apenas para a divisão da Disney, mas também para o momento em que vivemos.
E segundo Docter, o nascimento de Joe é fruto de um processo natural e não de uma pressão sociopolítica de investir em narrativas de pessoas pretas:
“Acho que nós o criamos de forma honesta, não foi algo do tipo ‘Oh, é a pressão política para fazer um personagem desta ou daquela maneira’. Ele realmente cresceu organicamente, a partir do assunto e das necessidades da história. E ainda assim não foi como uma lição de moral. Acho que muitos de nós aprendemos muito trabalhando com Joe e aprendemos sobre como é ser um negro na América e especificamente, um músico e todas essas coisas. Mas eu acho que para mim, foi isso que me fez realmente abraçar o personagem, porque eu sabia que estava fazendo isso pelo motivo certo, pelos motivos da sua história”.
Para o co-diretor Powers, a cultura específica de Joe é uma parte importante do filme ‘Soul‘, mas ela também se comunica de forma ampla com a audiência:
“Eu tenho dito muito isso, que as pessoas podem ter feito de especificidades culturais. E eu acho que isso é, na verdade, a chave para desvendar esses temas universais com os quais todos nós podemos nos relacionar. Acho que uma das coisas que pudemos fazer neste filme da qual eu mais me orgulho, é não termos fugido do fato de que Joe e sua cultura, embora sejam americanos, também são negros. Em uma cena há um flashback onde Joe diz: ‘Pai, eu não gosto de jazz.’ E seu pai o corrige e diz: ‘Música negra de improvisação. É um dos nossos grandes contribuintes para a cultura deste país'”.
O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 25 de dezembro, o que indica que chegará ao Brasil no mesmo dia que nos mercados internacionais, se considerarmos que o serviço será lançado em território nacional no dia 17 de novembro.
‘Soul’ será o primeiro filme da Pixar a ser lançado diretamente em streaming.
Assista ao trailer:
Joe Garner é um professor de música do ensino médio que sonhava em ser um músico de jazz, e finalmente teve a chance depois de impressionar outros músicos durante um ensaio aberto no Half Note Club. No entanto, um acidente faz com que sua alma seja separada de seu corpo e transportada para o “You Seminar”, um centro no qual as almas se desenvolvem e ganham paixões antes de serem transportadas para um recém-nascido. Joe deve trabalhar com almas em treinamento, como 22, uma alma com uma visão obscura da vida depois de ficar preso por anos no You Seminar, a fim de retornar à Terra.
Jamie Foxx e Tina Fey lideram o elenco principal, dando vida ao professor Joe Gardner e à alma conhecida como 22, respectivamente. Questlove, Daveed Diggs e Phylicia Rashad também emprestam suas vozes para o longa-metragem.
Além disso, o filme será majoritariamente guiado pela música, trazendo nomes como Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Baptiste para uma trilha sonora original e com fortes relações com o jazz.
Pete Docter e Ken Powers são os diretores.