Spoilers: o que são e por que são problemáticos?

Spoilers: o que são e por que são problemáticos?



Vingadores: Ultimato finalmente chegou aos cinemas e já após dois dias, diversas pessoas estão reclamando de uma trend que viraliza nas redes sociais e em diversas outras plataformas há alguns anos: os spoilers.

Spoilers são problemáticos em diversos níveis e, partindo de uma perspectiva macrocósmica, podem revelar até mesmo um dos piores lados do ser humano. É claro que tal constatação pode parecer exagerada, mas muitas pessoas sabem do que estou falando: não há nada pior do que ter alguém que estrague o seu prazer de se deliciar com uma obra do entretenimento, seja ela musical, cinematográfica, novelesca ou seriada.

Para aqueles que desconhecem o termo, spoiler é uma palavra em inglês que significa “estragar”, “deturpar”. Quando trazido aos dias de hoje, o termo refere-se ao momento em que alguma pessoa, deliberadamente ou não, lhe faz revelações sobre algo que ainda não tenha visto – por exemplo, um filme. A resposta imediata não é uma das melhores e pode inclusive acabar com amizades, visto que a pessoa que conta o que acontece no final de um longa-metragem ou qual personagem morre nas últimas páginas de um romance.

O vocábulo viralizou completamente nos últimos anos, mas seu registro não usual data da década de 1970, mais precisamente da revista National Lampoon, cujo lançamento humorístico semanal carregava consigo uma seção de spoilers sobre os filmes da semana para aqueles que não tinham dinheiro para ir às sessões de cinema. Porém, não foi até 2007, com o lançamento do último livro da saga Harry Potter, que a palavra atingiu um pico de utilização conforme leitores mal-intencionados começavam a espalhar quem morria durante a épica Batalha de Hogwarts.

Hoje em dia, muitos podem encarar essa problematização como algo muito maior do que realmente é; entretanto, isso não é verdade. Estragar a experiência de outrem é um estranho e condenável prazer que renega até mesmo o conceito de empatia. Então, é sempre bom pensar duas vezes antes de querer arruinar a vivência de outra pessoa.

Vingadores: Ultimato já está disponível nas salas brasileiras. Confira o trailer:

Aproveite para assistir:




COMENTÁRIOS