O texto abaixo contém SPOILERS!
Após a vitória da Resistência contra o Império em ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker‘, há uma rápida cena mostrando um beijo gay quando duas personagens comemoram o fim da guerra.
Mas, de acordo com o The Hollywood Reporter, a cena foi removida do filme nas sessões exibidas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Embora os Emirados Árabes Unidos sejam mais tolerantes em relação à censura cinematográfica, a homossexualidade é oficialmente ilegal no Oriente Médio, então é de se esperar que a cena seja removida em outros países da região.
Para quem não sabe, filmes com casais gays nunca foram reproduzidas no Oriente Médio, e títulos como ‘Carol’, ‘Freeheld – Amor e Justiça, e ‘O Segredo de Brokeback Mountain‘ foram totalmente proibidos.
Não é a primeira vez que um filme da Disney tem cenas censuradas, já que até mesmo o beijo entre Chadwick Boseman e Lupita Nyong’o em ‘Pantera Negra‘ foi removido por incitar conteúdo sexual.
O curioso é que cenas de violência são permitidas e a maioria dos cortes no Oriente Médio estão relacionados a palavrões e referências a sexo, drogas e religião.
Lembrando que ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’ já está em exibição nos cinemas nacionais.
Assista ao trailer:
O grandioso elenco conta com Daisy Ridley, Adam Driver, John Boyega, Oscar Isaac, Lupita Nyong’o, Domhnall Gleeson, Kelly Marie Tran, Joonas Suotamo, Billie Loud, Naomi Ackie, Richard E. Grant, Kery Russell e os veteranos Mark Hamill e Billy Dee Williams.
Carrie Fisher também aparecerá como a General Leia Organa através do uso de imagens nunca antes divulgadas de ‘O Despertar da Força‘.