Espaço cronológico tem recebido muita atenção por parte da Disney
Recentemente ocorreu a mais nova edição do The Game Awards, evento que é normalmente referido como o “Oscar do mundo dos games” dado o seu modelo de escolhas de melhores jogos por categorias, além de haver a principal da noite que é o Game do ano.
Ainda que seja um evento um tanto novo, sua primeira edição foi em 2014, ter o selo de grande contemplado por ele já é um diferencial na indústria para qualquer jogo. Ainda assim, o Game Awars não vive só das premiações, havendo espaço para o anúncio de futuros títulos que, desde imediato, já atiçam o interesse dos fãs.
Na edição de 2021 não foi diferente e, dentre as promessas de novas produções, se destacou o novo jogo de Star Wars que recebeu o título de Eclipse. Por meio de um trailer cinemático (que não apresenta a gameplay mas sim sequências pré-definidas de qualidade muito elevada) a desenvolvedora do game, a francesa Quantic Dreams, estabeleceu de antemão que sua visão para a famosa franquia terá uma ambientação totalmente nova.
O novo cenário deverá ser a Alta República, também considerado como o momento em que a democracia da galáxia, bem como a Ordem Jedi, estavam no auge de suas influências. Estabelecida cerca de 200 anos antes da trilogia original, a Alta República, geralmente o período como sendo de uma paz sólida, ou seja, a influência do senado era tamanha que quaisquer desavenças que surgissem rapidamente eram resolvidas pacificamente.
Ainda assim, havia as devidas situações de tensão que não podem faltar à franquia, muitas delas nascendo da região da tão falada Orla Exterior da galáxia. Em termos gerais a orla exterior é uma região que não usufrui de ampla presença da República ou Jedi, consequentemente ela se torna o lar de muitos caçadores de recompensa e criminosos no geral.
No Período proposto essa região é especialmente perigosa, porém, em contrapartida, a ameaça Sith é praticamente inexistente. Esse já se torna um diferencial desse período em comparação com todos os outros já retratados. Vale a menção de que Eclipse não vai ser o primeiro título da franquia, nos games, a abordar um período que foge ao das trilogias original e prequel.
No início dos anos 2000 a Bioware lançou Knights of the Old Republic que também se passava em um período anterior, mais especificamente na Velha República. A diferença entre a Velha e Alta República é que a primeira tem um espaçamento de tempo mais longo, cerca de mil anos antes da trilogia original, e tinha nos Sith um antagonista muito forte e que se sobrepõe até mesmo aos Jedi.
Curiosamente essa não é a única abordagem, planejada pela Disney, ao já mencionado período esse ano. Em janeiro foi lançado o primeiro livro da saga ambientada na Alta República como parte de um planejamento multimídia iniciado em 2018 de se produzir enredos curtos e fechados, porém estabelecidos nessa cronologia. O segundo livro foi lançado em junho e o terceiro tem previsão de estreia para 2022.
Além deles há diversos contos, quadrinhos, web séries e mais, lançados a partir do ano de 2020; seguindo assim a proposta de alcançar diversas mídias simultaneamente. Há ainda a possibilidade de se produzir longas live-action com a temática bem como da Velha República também.