Recentemente, ‘Star Wars’ trouxe à tona uma versão diferente para ‘Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma’, que quase fez parte da versão final do filme, com uma mudança que poderia alterar muito do que conhecemos sobre a franquia.
Com a missão complicada de suceder a ótima trilogia original, os filmes prequel receberam críticas mistas inicialmente; no entanto, hoje em dia, são apreciados por uma grande base de fãs.
De acordo com informações do site oficial da franquia, Iain McCaig, artista de conceito e storyboard de Star Wars, revelou que, originalmente, Obi-Wan, interpretado por Ewan McGregor, na verdade se chamaria Qui-Gon, nome do seu mestre, interpretado por Liam Neeson.
Nesta versão, após o personagem que conhecemos como “Qui-Gon” ser morto por Darth Maul, o personagem que conhecemos como “Obi-Wan” mataria o inimigo e veria os últimos suspiros de seu mestre.
Seria neste momento que o jovem Jedi assumiria não apenas a missão de seu mestre, mas também seu nome: “Obi-Wan”. No entanto, na versão final que foi lançada, vemos que Qui-Gon e Obi-Wan sempre tiveram esses nomes.
Essa reviravolta teria um impacto significativo na narrativa, alterando a forma como entendemos a famosa cena em que Obi-Wan é mencionado em ‘Uma Nova Esperança’.
McCaig enfatizou que essa mudança teria oferecido uma nova perspectiva sobre a reação de Obi-Wan ao ouvir seu nome, especialmente porque ele se isolou para treinar com Qui-Gon, que agora aparece como um espírito da Força na série ‘Obi-Wan Kenobi’.
Além disso, se o final original tivesse sido mantido, a escolha de um novo nome por Obi-Wan em Tatooine, Ben Kenobi, ganharia um significado ainda mais profundo.
A ideia de que Qui-Gon adotou o nome de seu mestre caído mostraria como essa mudança moldou a vida de Obi-Wan. Além disso, o personagem de McGregor não teria apenas se tornado mentor de Anakin, mas também assumido o compromisso de manter o legado de seu mestre falecido.
Embora a versão oficial tenha sido diferente, Obi-Wan continuou a ter uma grande ligação com seu mestre, como vemos em sua série do Disney+.
Lembrando que todos os episódios de ‘Obi-Wan Kenobi‘ estão disponíveis na Disney+.
A trama é ambientada 10 anos após os dramáticos eventos de ‘A Vingança dos Sith‘, quando Kenobi se isolou em Tatooine após seu duelo contra Anakin para manter Luke e Leia escondidos de seu pai e do Imperador Palpatine (Ian McDiarmid).
Confira o trailer:
Além de McGregor e Christensen, Joel Edgerton e Bonnie Piesse retornam como Owen e Beru Lars, os tios de Luke Skywalker.
O elenco também conta com O’Shea Jackson Jr (‘Straight Outta Compton’), Rupert Friend (‘Homeland’), Sung Kang (‘Velozes e Furiosos’) Kumail Nanjiani (‘Eternos’), Indira Varma (‘Game of Thrones’), Simone Kessell (‘Reckoning’) e Benny Safdie (‘Joias Brutas’).