Em entrevista para a revista Esquire, o roteirista Damon Lindelof (‘Watchmen’) contou mais detalhes sobre a sua saída de uma produção pelo qual estava trabalhando para o universo Star Wars.
Anteriormente havia sido reportado que Lindelof estava trabalhando em um filme para ser dirigido pela vencedora do Oscar Sharmeen Obaid-Chinoy quando foi “convidado a se retirar do projeto” pela Lucasfilm.
Posteriormente, seria confirmado na Star Wars Celebration que esse projeto seria o filme focado na personagem de Daisy Ridley, Rey, e que o roteirista seria substituído por Steven Knight, de ‘Peaky Blinders‘.
“Eu estava em mais do que negociações para ingressar no universo Star Wars. Eu entrei no universo Star Wars e fui convidado a deixar o universo Star Wars”, revelou Lindelof.
No entanto, ele não descarta que gostaria de retornar eventualmente para trabalhar em outra produção do universo.
“Vou voltar à fila do lado de fora do clube e tentar entrar novamente? Claro”, apontou Lindelof. “Esse filme foi o Alfa e o Ômega, é o primeiro filme que vi em uma sala de cinema. Eu amo todas as histórias desse mundo. E se na primeira você não conseguir, tente, tente de novo, e de novo, como diria Yoda.”
Anteriormente, conversando com a IGN, a produtora Kathleen Kennedy explicou como o filme se conecta à Saga Skywalker:
“Bem, estamos quinze anos após ‘A Ascensão Skywalker’, então estamos pós-guerra, pós-Primeira Ordem, e os Jedi estão em desordem”, disse. “Há muita discussão em torno de ‘Quem são os Jedi? O que eles estão fazendo? Qual é o estado da galáxia?’ Ela está tentando reconstruir a Ordem Jedi, com base nos livros, com base no que ela prometeu a Luke, então é isso que estamos fazendo”.
Kennedy também falou sobre a possibilidade de Luke Skywalker (Mark Hamill) estar envolvido na história:
“Não sei se passaremos muito tempo em flashbacks ou com fantasmas da Força ou coisas assim, mas certamente o espírito do que ele representa para ela será significativo”.
Infelizmente, não foi revelado se outros personagens da atual trilogia da saga irão retornar, como Finn (John Boyega) ou Poe Dameron (Oscar Isaac), que estiveram ao lado de Rey na luta contra os vilões da Primeira Ordem.
Por enquanto, ainda não há muitos detalhes sobre a trama, apenas que Rey tentará reestabelecer a Ordem Jedi.
Ainda sem título, o longa será dirigido por Sharmeen Obaid-Chinoy (‘Uma Garota no Rio: O Preço do Perdão’). Não se sabe se as alterações no roteiro terão impacto na previsão para o início das filmagens, até então agendadas para fevereiro de 2024.
A estreia foi anunciada há alguns meses para dezembro de 2025, mas não houve confirmação da previsão durante a Star Wars Celebration.