Em entrevista ao The New York Times, Steven Spielberg (‘Jurassic Park’) detonou a estratégia recente dos serviços de streaming de suspenderem o lançamento dos filmes nos cinemas.
O diretor também comentou especificamente sobre a HBO Max, que decidiu fazer lançamentos simultâneos nos cinemas e em seu serviço de streaming por causa da pandemia de COVID, em 2021.
“A pandemia criou a oportunidade para os serviços de streaming aumentar o preço de suas assinaturas e também serviu para invalidar o trabalho de alguns dos meus amigos cineastas que tiveram seus lançamentos nos cinemas cancelados. Eles foram pagos e, subitamente, os filmes estavam sendo lançados direto na HBO Max – no caso que eu estou falando. Então, tudo começou a mudar.”
Ele completa, “Acho que o público mais velho ficou aliviado por não precisar mais pisar em pipoca pegajosa no chão dos cinemas, mas eu sinto que esse mesmo público seguirá indo aos cinemas se o filme for bom o suficiente.”
Apesar disso, Spielberg citou a cinebiografia ‘Elvis‘ como um filme que o deu esperança para o futuro de filmes maduros nas bilheterias.
“Eu achei encorajador ‘Elvis’ ter ultrapassado a marca dos US$ 100 milhões nas bilheterias dos EUA. Muitas pessoas mais velhas foram assistir aquele filme, e isso me deu esperança que o público finalmente estava preparado para voltar aos cinemas enquanto a pandemia chegava ao fim. Acredito que filmes assim ainda têm seu espaço. Eu realmente acredito.”
Apesar da pandemia não ter alterado a opinião do cineasta sobre a importância do lançamento desses filmes nos cinemas, Spielberg admitiu o potencial de estreias exclusivas nos serviços de streaming.
“Eu dirigi ‘The Post: A Guerra Secreta’ como uma declaração política sobre nossos tempos refletindo ao governo do Nixon. Senti que era importância para as pessoas entenderem o que estava acontecendo em nosso país. Se eu tivesse recebido aquele roteiro após a pandemia, talvez tivesse preferido que o filme tivesse sido lançado pela Apple ou Netflix, alcançando milhões de pessoas. Aquele filme tinha uma mensagem forte e nós nunca alcançamos o público que deveríamos.”