A 5ª temporada de ‘Stranger Things’ já está disponível na Netflix e o ator Jamie Campbell Bower, que interpreta o temido vilão Vecna/One/Henry, falou recentemente sobre o complexo processo de criação do visual de seu personagem no novo ano.
Em entrevista ao Deadline, Campbell Bower detalhou que o visual de Vecna na 5ª temporada foi uma experiência mais colaborativa e menos dependente de maquiagem protética de corpo inteiro em comparação com a 4ª temporada.
O ator explicou a transição no uso de próteses e o foco na presença imponente do vilão: “Essa temporada, com certeza, é mais uma colaboração entre departamentos, o que para mim foi realmente divertido, porque obviamente adorei o processo de corpo inteiro na 4ª temporada. Foi fabuloso. Não é algo que você faz com frequência como ator”.
“Nesta temporada, o que você está vendo são predominantemente próteses, daqui para frente [gesticulando para o rosto]. A mão é protética… mas estou usando um traje morph pintado com vinhas também”, acrescentou.
Campbell Bower revelou que teve discussões ativas com a equipe de efeitos práticos e visuais (VFX) para garantir que a escala e o tamanho de Vecna permanecessem ameaçadores, apesar da mudança no figurino:
“Lembro de conversar com o Barry [Gower, da BGFX] depois que fizemos a primeira prova com a maquiagem e dizer para ele: ‘O que seria ótimo é se pudéssemos aumentar o tamanho dos ombros. Então talvez seja melhor pensar em usar algo como protetores de futebol americano,’ só para garantir que ele ainda seja imponente quando eu estiver enfrentando outra pessoa”, destacou.
Ele também mencionou soluções práticas para a performance:
“O Barry voltou e tinha incorporado no próprio traje dois blocos que eu podia simplesmente colocar os braços para baixo, então não precisava me preocupar em andar assim. Eu podia andar como Vecna sem muita preocupação. Depois, algo como altura também… Eu tinha elevações de seis polegadas nos meus sapatos”, afirmou.
Apesar do uso de CG em certas partes do corpo, o ator insistiu em manter sua performance física:
“O que você vê na tela sobre o jeito que ele se move, o que ele faz, como ele se move, isso ainda sou eu por baixo, por baixo do CG, até o ponto em que, antes dele aparecer no quarto episódio de 5, vemos ele em silhueta atrás da membrana”, ressaltou.
Ele concluiu que a equipe preferiu usar sua performance específica, mesmo para silhuetas:
“Eles dizem: ‘Bem, podemos fazer com um duplo ou só na pós-produção… Mas seria ótimo ter você, porque você se move de um jeito específico.’ Eu pensei: ‘Claro que vou estar lá. É meu trabalho. Eu amo estar aqui.’ Então foi legal. Foi um processo completamente diferente”, concluiu.

O segundo volume da última temporada de ‘Stranger Things‘ estreará no dia 25 de dezembro, às 22h. O capítulo final, no entanto, tem transmissão agendada para 31 de dezembro, às 22h.
Relembre o trailer e siga o CinePOP no Youtube:
Os novos episódios se passam no outono de 1987. Hawkins segue abalada pela abertura dos portais, e nossos heróis se unem pelo mesmo objetivo: encontrar e matar Vecna (Jamie Campbell Bower). Mas ele desapareceu e ninguém sabe seu paradeiro. Para complicar tudo, o governo colocou a cidade sob quarentena militar e intensificou a caça à Onze (Millie Bobby Brown), que precisou se esconder novamente. Conforme o aniversário do desaparecimento de Will (Noah Schnapp) se aproxima, uma ameaça familiar volta à tona. A batalha final se aproxima e, com ela, uma escuridão ainda mais poderosa e mortal. Para acabar com esse pesadelo, todo o grupo precisará se unir de novo pela última vez.
O elenco estelar conta com Millie Wolfhard, Millie Bobby Brown, Noah Schnapp, Caleb McLaughlin, Gaten Matarazzo, Sadie Sink, Joe Keery, Maya Hawke, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Jamie Campbell Bower, Brett Gelman, David Harbour e Winona Ryder.