InícioNetflix‘Stranger Things: The First Shadow' conquista QUATRO estatuetas do Tony Awards 2025

‘Stranger Things: The First Shadow’ conquista QUATRO estatuetas do Tony Awards 2025


Stranger Things, o aclamado sucesso da Netflix, expandiu seu universo com um novo derivado que, surpreendentemente, tomou a forma de uma peça de teatro, contrariando as expectativas de muitos fãs que aguardavam outra série ou filme.

A peça de terror e ficção científica intitulada Stranger Things: The First Shadow’ oferece uma perspectiva inédita sobre o Mundo Invertido e a origem do temível Vecna, transportando o público para a Hawkins de 1959 – e o tremendo sucesso de sua temporada na Broadway lhe rendeu diversos prêmios.

Durante a cerimônia de vencedores do Tony Awards 2025, o projeto levou para casa nada menos que quatro estatuetasMelhor Design Cênico em PeçaMelhor Design de Luz em PeçaMelhor Design de Som em Peça, além do Prêmio Especial Tony.



Em uma entrevista à Variety, os criadores da série, os irmãos Duffer, revelaram uma forte influência mútua entre a peça e a aguardada 5ª temporada da série.

A roteirista Kate Trefry e o diretor Stephen Daldry trabalharam na peça simultaneamente ao desenvolvimento da temporada final.

“A peça forçou Kate e nós a mergulharmos profundamente na história de Henry, o que desempenha um papel crucial na 5ª temporada — os dois projetos meio que dialogaram entre si”, explicou Ross Duffer. “Foi um pouco estressante porque a 5ª temporada ainda não estava totalmente definida e a peça já estava em pré-estreia, mas no final tudo se encaixou. Foi por pouco”.

Daldry compartilhou que, ao apresentar a ideia de adaptar Stranger Things para o teatro, os irmãos Duffer inicialmente pensaram que ele estava “louco”.

“Não há CGI aqui, você não pode escapar disso. E, curiosamente, depois que começamos a desenvolver o projeto, [os Duffer] nos apoiaram completamente”, disse Daldry.

A chegada da peça aos Estados Unidos, após mais de um ano em cartaz em Londres, também permitiu à equipe incorporar os aprendizados adquiridos com o público britânico.

“Há efeitos especiais grandiosos, mas também tivemos a chance de ajustar a história”, contou Trefry. “Aprendi muito com o público em Londres, e foi ótimo poder deixar tudo mais enxuto e claro. Cortamos mais 15 minutos do tempo total”.

Sobre o futuro da franquia, Ross Duffer indicou que a peça é apenas o começo.

“Para nós, isso estabeleceu o tom”, afirmou Ross Duffer. “Se as pessoas estiverem realmente apaixonadas por uma ideia e ela vier do lugar certo, estamos abertos a tudo. Essa colaboração com todos os envolvidos foi incrível e tão tranquila do começo ao fim. Faríamos algo assim de novo num piscar de olhos”.

Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS