‘Superman’, longa que marca o início oficial do novo Universo DC nos cinemas, foi amplamente aclamado pelos fãs por sua representação inspiradora de esperança. No entanto, um ponto específico da trama dividiu opiniões: a revelação de Jor-El.
No longa, uma mensagem revela que Jor-El e Lara Lor-Van enviaram Kal-El à Terra com a missão de conquistar o planeta e engravidar o maior número possível de mulheres, a fim de preservar a linhagem kryptoniana.
Segundo o ComicBookMovie, o diretor James Gunn já havia sido categórico ao afirmar que a mensagem decodificada por Lex Luthor era real. No entanto, fãs mais atentos perceberam um detalhe sutil no filme que pode indicar uma possível mudança de planos em relação à narrativa.
Durante uma reportagem exibida no Planeta Diário sobre as declarações de Maxwell Lord contra Luthor, uma faixa de texto na parte inferior da tela afirma: “Planeta Diário mostra que Luthor estava por trás das imagens falsas da mensagem dos pais do Superman alegando que…”.
Apesar de ser um detalhe discreto, essa informação pode sugerir duas possibilidades:
Que Clark Kent ou Lois Lane tenham encoberto a verdade para preservar a reputação do Superman, o que seria um desvio ético questionável e em desacordo com os princípios dos personagens; ou que James Gunn esteja recuando da ideia original, abrindo espaço para uma reinterpretação dos eventos em futuras produções.
De qualquer forma, esse possível “retcon” oferece a Gunn uma oportunidade de abandonar a polêmica sem ela continuar afetando o desenvolvimento do herói no novo DCU.
Anteriormente, Gunn havia declarado: “Esse é o ponto principal do filme: o Superman acredita que está cumprindo um destino traçado por seus pais kryptonianos. Mas, ao longo do caminho, ele descobre, por meio do amor de seus verdadeiros pais, que suas ações não são motivadas por outros, mas por si mesmo”.
“É uma metáfora profunda sobre responsabilidade. Sua moralidade não vem de uma figura externa, mas nasce de suas próprias escolhas. Acho isso realmente bonito, e não vou mudar isso”, acrescentou.
Ele ainda completou: “E nem vejo Jor-El e Lara como totalmente malignos. Eles apenas enxergam os humanos como inferiores, para eles, somos como tartarugas-marinhas. Eles estão apenas tentando manter vivos os genes kryptonianos”.
- ‘Superman’: James Gunn NEGA que filme precise ultrapassar US$ 650 milhões para ser lucrativo
- ‘Superman’ já levou mais de quatro milhões de espectadores aos cinemas brasileiros
Vale lembrar que ‘Superman’ segue em cartaz nos cinemas brasileiros.
Crítica | James Gunn dá o pontapé inicial do DCU com o ESPETACULAR ‘Superman’
James Gunn assume o filme de super-herói original no recém-imaginado universo da DC com uma mistura singular de ação épica, humor e coração, apresentando um SUPERMAN movido pela compaixão e uma crença inerente na bondade da humanidade.
David Corenswet estrela como Clark Kent/Superman.
O elenco também conta com Rachel Brosnahan (Lois Lane), Nicholas Hoult (Lex Luthor), Edi Gathegi (Michael Holt/Senhor Incrível), Anthony Carrigan (Rex Mason/Metamorfo), Nathan Fillion (Guy Gardner/Lanterna Verde), Isabela Merced (Kendra Saunders/Mulher-Gavião), Skyler Gisondo (Jimmy Olsen), Sara Sampaio (Eve Teschmacher), Wendell Pierce (Perry White), Milly Alcock (Kara Zor-El / Supergirl) e outros.

