‘Superman’, o novo filme de James Gunn, chega esta semana aos cinemas, marcando o início do novo DCU. Às vésperas da estreia, o cineasta surpreendeu ao falar sobre as semelhanças do longa com o clássico de 1978, que emocionou os fãs ao apresentar Christopher Reeve como o herói.
Segundo o ComicBook, Gunn destacou os paralelos entre ambos os filmes: “Há algumas semelhanças entre o Superman original e este Superman. O mundo estava passando por uma grande agitação no início dos anos 70, e o Superman foi um retorno à esperança e ao otimismo em meio a tudo aquilo. Eu acho que isso não é diferente de hoje”.
Assim como o Superman de Reeve, que sorria e se descrevia como “um amigo” ao salvar Lois Lane (Margot Kidder), o Superman de Gunn (interpretado por David Corenswet) também é descrito como um herói genuinamente bondoso e “a personificação da Verdade, Justiça e do Jeito Humano de Viver”.
“Às vezes as pessoas acham que o Superman é antiquado ou ingênuo, e eu digo: ‘Sim, ele é. E tudo bem'”, continuou Gunn. “Ele é simplesmente um cara do bem, que acredita nesses valores à moda antiga, amar o próximo, salvar vidas humanas, tratar bem uns aos outros, ser gentil, ser educado. Todas essas coisas são motivo de piada hoje, assim como já eram nos anos 70. Mas é isso que ele representa. Então, de certa forma, ele é radical, porque vai contra a corrente”.
Gunn acrescentou: “Acho que ‘amor’ e ‘bondade’ são melhores do que ‘esperança’, porque esperança é algo voltado para o futuro. Há um senso de esperança, claro, mas para mim é mais sobre o Superman ser gentil, e isso ser suficiente. Porque muita gente hoje em dia não é”.
Quando perguntado sobre o que espera que o público leve do filme, Gunn respondeu: “Sabe aquela sensação mágica que você sente ao sair de um bom filme? Aquela euforia, aquele momento em que você ama a pessoa ao lado um pouco mais do que amava quando entrou no cinema? Seja seu amigo, sua mãe, esposa, marido ou filho… é isso que eu quero. Quero que as pessoas saiam sentindo isso”.
‘Superman’ tem estreia marcada nos cinemas para 10 de julho de 2025.
Crítica | James Gunn dá o pontapé inicial do DCU com o ESPETACULAR ‘Superman’
Crítica 2 | ‘Superman’ mostra que a verdadeira rebeldia é ser bom em um mundo cercado pelo mal
James Gunn assume o filme de super-herói original no recém-imaginado universo da DC com uma mistura singular de ação épica, humor e coração, apresentando um SUPERMAN movido pela compaixão e uma crença inerente na bondade da humanidade.
David Corenswet estrela como Clark Kent/Superman.
O elenco também conta com Rachel Brosnahan (Lois Lane), Nicholas Hoult (Lex Luthor), Edi Gathegi (Michael Holt/Senhor Incrível), Anthony Carrigan (Rex Mason/Metamorfo), Nathan Fillion (Guy Gardner/Lanterna Verde), Isabela Merced (Kendra Saunders/Mulher-Gavião), Skyler Gisondo (Jimmy Olsen), Sara Sampaio (Eve Teschmacher), Wendell Pierce (Perry White), Milly Alcock (Kara Zor-El / Supergirl) e outros.

