InícioDestaqueSuperman | James Gunn conta como John Williams inspirou sua paixão pela...

Superman | James Gunn conta como John Williams inspirou sua paixão pela música no cinema


As primeira sessões de Superman estão chegando. Com estreia oficial marcada para o dia 10 de julho, o filme terão sessões de pré-estreia a partir da próxima terça-feira (8) em alguns cinemas pelo país, com ingressos já postos à venda.

Na passagem de James Gunn pelo Rio de Janeiro – com a Press Tour de Superman -, o CinePOP teve a oportunidade de falar sobre o filme com ele e entrevistá-lo em uma mesa redonda junto a outros veículos selecionados. Na conversa, foi impossível não abordar a relação do diretor com a música, já que a grande marca registrada de seus filmes e séries são as playlists espetaculares que ajudam a conduzir suas narrativas.

Leia também: Superman | No Rio, David Corenswet explica como seu Superman se diferencia dos anteriores



gupcvdba8aaaejr
James Gunn e o elenco de ‘Superman’ tiveram rotina intensa na Press Tour pelo Rio de Janeiro. Divulgação/ Warner.

Nos últimos anos, James Gunn vem emplacando algumas canções originais em suas produções, como “Guardians Inferno“, que virou clipe retrô nos bônus de Guardiões da Galáxia Vol.2 (2017), e o hit “I Don’t Know What Christmas Is (But Christmastime Is Here)” do Especial de Natal dos Guardiões da Galáxia (2022). Na conversa, James falou sobre a possibilidade dele emplacar canções originais nos filmes da DC.

“A verdade é que escrevo muitas músicas [risos]. Tive uma banda, então sempre gostei de escrever canções para o cinema. Para você ter uma ideia, escrevi músicas para Scooby-Doo* (2002). Escrevi uma música para o Especial de Natal dos Guardiões da Galáxia (2022), que pegou Top 15 nas paradas dos Estados Unidos, então gosto mesmo de escrever canções. Já escrevi muitas e sigo compondo. Então, se houver espaço e fizer sentido para o filme, podemos criar canções originais, sim”, contou o diretor.

*Para quem não lembra, Gunn foi roteirista de “Scooby-Doo e também compôs a faixa “Creatures Chant“, que é cantada pelos adolescentes raptados na Ilha do Espanto na hora do ritual de invocação e libertação das criaturas do filme.

28dce51c3a1c841d982ee7e4d4b2f8b1
James Gunn escreveu a música “I Don’t Know What Christmas Is (But Christmastime Is Here)” do “Especial de Natal dos Guardiões da Galáxia” (2022). Reprodução.

Mas o grande ponto da conversa foi um momento de muita franqueza, no qual James relembrou de sua infância e contou como o compositor John Williams fez com que seu amor pela música florescesse, e como ele se sentiu podendo trabalhar justamente com esse tema várias décadas depois.

“Acho que o ponto mais legal deste filme é que eu amo o tema original do Superman de John Williams, do filme de 1978. E amo que pudemos brincar com isso aqui. Nosso time pôde pegar trechos desse tema e usá-los de diferentes formas em diferentes cenas. Quando eu era criança, o tema do Superman era ‘A MÚSICA TEMA’, era inacreditável! Foi a primeira trilha sonora para cinema pela qual me apaixonei. Foi o que me despertou esse sentimento de dizer: ‘Meu Deus! A música é a melhor parte dos filmes!’. Eu amei mais a trilha do que o filme em si. Então, acho que é importante trazer essa música tema para as novas gerações”, comentou.

E justamente por ter feito seu nome com as Space Operas de Guardiões da Galáxia, filmes que contam com a música praticamente como um personagem próprio na trama, James contou ter tentado ao máximo evitar se repetir em Superman, buscando fazer um filme que não seja tão dependente das músicas ‘pop’.

“Em Superman, quis me desafiar ao máximo para não fazer deste filme um ‘Filme Musical’, por assim dizer. E foi difícil, foi muito difícil! [risos] Cheguei a me sentir meio exposto, vulnerável, neste processo de escrita e direção. Mas isso não significa que não incluí as músicas, só me desafiei a depender menos delas”, concluiu James Gunn.

Leia também: Superman | James Gunn conta se fará ou não um ‘spin-off’ do Planeta Diário
Leia também: Superman | James Gunn comenta diferenças entre ‘Brightburn’ e ‘Superman’

james gunn superman

Superman estreia nos cinemas em 10 de julho de 2025.

 

Pedro Sobreirohttps://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS